Sábado, 21 de Maio de 2022

Home Porto Alegre CDL POA presenteia a Capital nos seus 250 anos com a revitalização da Praça Osvaldo Cruz

Compartilhe esta notícia:

A praça Osvaldo Cruz, localizada entre as ruas Voluntários da Pátria, Comendador Manoel Pereira e Chaves Barcellos, no Centro Histórico da Capital, será revitalizada pela CDL Porto Alegre. O local, que fica junto à nova sede da Entidade, passará por uma modernização que trará significativas melhorias de circulação e mais segurança aos frequentadores, proporcionará estações de lazer e propiciará a realização de pequenos eventos. As obras foram iniciadas na última semana, e a entrega deverá acontecer até o final do primeiro semestre de 2022, quando Porto Alegre completa 250 anos. A CDL POA também ficará responsável pela manutenção por cinco anos.

O espaço público passará por diversas ações para requalificação. O ponto de partida é a reposição das pedras portuguesas originais na área central e a recolocação de basalto. Decks de diferentes níveis e bancos serão construídos, para que os frequentadores possam aproveitar as sombras em torno das árvores. Canteiros ajardinados embelezarão a praça, junto às floreiras bem-cuidadas. Parte da infraestrutura de limpeza e segurança, lixeiras, postes de iluminação fotovoltaica e iluminação de led serão instalados, além de um bicicletário de uso coletivo. Ainda, será restaurado o busto do médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, que já pertence ao espaço e dá nome ao local.

“Painéis contarão a história da praça, que possui seus primeiros registros em 1927, e do médico homenageado. No século passado, este local ficava quase às margens do Guaíba e servia de rotatória para carroças. Por isso, o formato circular, que será preservado. Também nesses painéis contaremos a motivação da CDL POA com o projeto: a valorização do Centro Histórico, que representa o coração do varejo porto-alegrense. Queremos que as memórias da cidade não se percam. Por isso, estamos fazendo essas intervenções para a melhoria do ambiente em todo seu potencial. Precisamos saber valorizar a nossa história”, detalha a empresária e arquiteta, Ana Cláudia Bestetti, diretora da CDL POA.

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, esta entrega terá um significado simbólico, mas também prático no dia a dia do Centro. “A revitalização da Praça Osvaldo Cruz é mais do que uma contribuição da nossa Entidade e dos lojistas para os frequentadores do Centro, para valorizar uma área comercial e de lazer relevante, pois pretende reavivar as memórias da cidade por meio do resgate histórico de uma das suas mais antigas praças. Queremos dar este presente para a cidade, em uma demonstração de como os setores público e privado podem cooperar a fim de tornar a nosso município em um lugar melhor para todos”, declara.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Guerra na Ucrânia: Rússia toma controle de usina nuclear após fim de incêndio
Comitê Científico “recomenda fortemente” uso de máscaras por crianças após governo gaúcho retirar obrigatoriedade
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News