Sábado, 06 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 6 de dezembro de 2025
A CEEE Equatorial apresentou, em entrevista coletiva na sede da empresa, em Porto Alegre, o Plano Verão 2025-2026, que reúne um conjunto de obras estruturantes, reforço operacional e ações preventivas de manutenção para garantir o fornecimento de energia elétrica no litoral gaúcho durante o veraneio.
Com um investimento total de R$ 70 milhões, o plano contempla ampliações da capacidade, modernização de subestações, construção de alimentadores, instalação de novos equipamentos automatizados e melhorias em redes de média e baixa tensão. As iniciativas são direcionadas às áreas que registram maior crescimento populacional durante os meses de verão nos litorais Norte e Sul.
“O verão exige um sistema elétrico preparado, moderno e capaz de atender e responder rapidamente às demandas. Esse plano faz parte de um ciclo contínuo de investimentos estruturantes que estamos fazendo para elevar o padrão de qualidade do fornecimento no litoral gaúcho”, afirmou o presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, durante a coletiva, realizada na última quinta-feira (4).
“Com planejamento antecipado e tecnologia, estamos entregando uma rede mais resiliente e confiável para moradores e veranistas”, prosseguiu.
Entre as iniciativas previstas, o Plano Verão 2025-2026 aprofunda melhorias em subestações estratégicas dos litorais Norte e Sul, ampliando a capacidade do sistema para o período de maior demanda.
Um dos destaques é a operação da subestação móvel instalada em Xangri-lá, que adiciona 30 MVA (megavolt-amperes) de carga ao sistema elétrico litorâneo, durante o verão. A estrutura funciona como uma reserva técnica de grande porte, capaz de aumentar imediatamente a disponibilidade de energia e reduzir o risco de sobrecargas.
O plano prevê ainda a instalação de equipamentos que ligam automaticamente a rede elétrica para restabelecer a energia quando ocorre uma falha temporária. Eles evitam o envio de uma equipe no local de uma ocorrência, retomando o fornecimento mais rapidamente e tornando a recomposição muito mais ágil.
Ainda estão previstas melhorias nas subestações Capão Novo, Osório e Rio Grande, incluindo modernização interna e aumento de capacidade. Especificamente na subestação de Tramandaí, será instalado um transformador que aumentará a capacidade de carga em 20%. Essas intervenções tornam a rede mais estável, reduzem oscilações e elevam a confiabilidade do fornecimento no período de maior circulação no litoral.
Força-tarefa
As ações de preparação para o verão incluem uma força-tarefa iniciada ainda em outubro, que já executou 24,3 mil correções de defeitos na infraestrutura de distribuição e 13,7 mil manejos de vegetação próximos à rede (podas), além de 160 hectares de limpeza de faixa e a instalação de 117 novos religadores automatizados. Ao todo, são mais de 38 mil intervenções técnicas em andamento para reforçar a rede de distribuição nas praias.
Além disso, até o fim deste mês será concluída a substituição de mais de 2 mil postes de madeira por estruturas de concreto, reforçando a resiliência da rede elétrica, especialmente em áreas mais sensíveis a ventos fortes, chuvas intensas e ao aumento de carga característico da temporada de verão.
A iniciativa contempla ainda a lavagem das subestações e redes elétricas do litoral contra os efeitos da maresia, processo já realizado em unidades e redes de transmissão em Capão da Canoa, Torres, Arroio do Sal, Tramandaí, Palmares do Sul (Lagoa do Quintão), Osório e Balneário Pinhal.
“Essa manutenção é fundamental para garantir desempenho durante a temporada. A maresia acelera a corrosão dos equipamentos, e a lavagem com água desmineralizada aumenta a vida útil dos ativos e reduz riscos de falhas”, destacou Barbanera. “É um trabalho contínuo, preventivo e decisivo para oferecer um verão com mais segurança elétrica”, acrescentou.
A limpeza dos isoladores e componentes evita faíscas, choques elétricos e o desarme automático do sistema, contribuindo diretamente para a continuidade do fornecimento aos clientes.
Atendimento aos clientes
A CEEE Equatorial também adotou um conjunto de medidas voltadas ao reforço do atendimento presencial e das equipes de campo. Entre as ações, destacam-se a abertura das agências aos sábados, das 8h às 12h, e a ampliação das posições de atendimento nas unidades do Litoral Norte.
A companhia também intensificou as equipes responsáveis por corte e religação e passou a atender, aos sábados, as solicitações de religação de urgência feitas após as 18h de sexta-feira e ao longo da manhã de sábado. Além disso, estão sendo realizadas ações de orientação junto às prefeituras sobre instalações temporárias de carga para iluminações decorativas e processos de ligações provisórias.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul