Terça-feira, 16 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 16 de setembro de 2025
Faltando poucos dias para celebração do 20 de Setembro, e em meio a Semana Farroupilha, a FCCS-RS (Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul) observa o crescimento da movimentação de consumidores em estabelecimentos comerciais que atuam com produtos tradicionais do Estado, como bombachas, pilchas, alpargatas, botas, chapéus, cuias e bombas de chimarrão.
O presidente da FCCS-RS, Vitor Augusto Koch, destaca que tradicionalmente as comemorações da Revolução Farroupilha geram bons negócios para os segmentos que atuam com produtos típicos e, também, comercializam alimentos e bebidas, além dos que promovem eventos sociais ligados à nossa cultura e tradições.
“Desde 2024 também é possível verificar que a população está valorizando empresas e marcas gaúchas, reforçando aquele sentimento de fortalecer o que é produzido aqui no estado. Já a busca expressiva de produtos tradicionais como pilchas, bombachas, botas, chapéus, cuias e bombas de chimarrão reforça a demonstração de amor dos gaúchos pelo Rio Grande do Sul. Tudo isso gera otimismo entre os comerciantes, com muitos deles prevendo vendas mais expressivas desses artigos na comparação com 2024”, salienta Vitor Augusto Koch.
Na avaliação do dirigente as comemorações da Revolução Farroupilha é um diferencial que o Rio Grande do Sul apresenta em relação aos demais estados do país. Sendo assim, mesmo os estabelecimentos que não trabalham com produtos ligados às tradições gaúchas podem potencializar suas vendas neste mês. O importante é se integrar ao espírito vivido neste período do ano.
“O sentimento dos gaúchos de prestigiar a nossa cultura se reflete de maneira importante no comércio, em especial, nas lojas que vendem artigos gauchescos. Os comerciantes podem aproveitar esse momento especial para se integrarem às comemorações farroupilhas, usando as cores da bandeira do Rio Grande do Sul e outros temas ligados à data na ornamentação de seus estabelecimentos, chamando a atenção da clientela”, conclui o presidente da FCCS-RS.
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