Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Cerca de 23 mil gaúchos estão fora de casa por causa do ciclone. Destes, mais de 2,3 mil perderam suas residências

Compartilhe esta notícia:

Balanço atualizado na tarde dessa quarta-feira (13) pela Defesa Civil estadual ampliou de 98 para 100 a quantidade de municípios gaúchos atingidos desde o início do mês pelo excesso de chuvas e seus desdobramentos – enchentes, enxurradas e outros incidentes climáticos. Das 23,2 mil pessoas que estão fora de casa, mais de 2,3 mil perderam suas residências.

A estatística abrange, ainda, 940 feridos (número que pode ser bem maior, pois nem todos procuram atendimento) e 3.130 resgatados. Se considerado o total de habitantes do Estado que sofreram algum tipo de perda humana ou material, o contingente é de 348.211 indivíduos (quase 6 mil a mais que no balanço do dia anterior).

Já os números de mortos e de desaparecidos permanecem inalterados em relação ao balanço de terça-feira (12). Ao menos 47 pessoas faleceram e outras nove ainda não foram localizadas.

Em ambas as situações o predomínio de casos é em cidades do Vale do Taquari. Trata-se da região mais afetada pela passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul na semana passada.

Perdas humanas

– Muçum: 16.
– Roca Sales: 11.
– Cruzeiro do Sul: 5.
– Lajeado: 3.
– Bom Retiro do Sul: 1.
– Colinas: 2.
– Estrela: 2.
– Ibiraiaras: 2.
– Imigrante: 1.
– Encantado: 1.
– Mato Castelhano: 1.
– Passo Fundo: 1.
– Santa Tereza: 1.

Desaparecimentos

– Muçum: 4.
– Lajeado: 2.
– Arroio do Meio: 1.
– Encantado: 1.
– Roca Sales: 1.

Risco de rompimento

Em nota oficial emitida nesta quarta-feira, o Palácio Piratini informou que permanece acompanhando os desdobramentos da ruptura de um reservatório de água na cidade de Camaquã, localizada na região Centro-Sul do Estado. Confira o texto na íntegra:

“O governo do Rio Grande do Sul acompanha os desdobramentos do rompimento de um reservatório de água próximo à BR-116, no município de Camaquã. Os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) irão até a região nesta quinta-feira (14) para avaliar os danos e identificar a causa do rompimento.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o trânsito está parcialmente liberado no quilômetro 388, com os veículos passando pelo centro da pista. Também estamos acompanhando o rompimento de outros dois reservatórios, localizados na área rural de Canguçu. Conforme a Defesa Civil, nos dois casos não há feridos e nem a necessidade de evacuação”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Chuvas em excesso: 18 estradas gaúchas estão com trechos sob bloqueio total ou parcial
Justiça Federal nega pedido de indenização a policial impedido de votar armado no interior do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada