Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 31 de dezembro de 2025
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, general Valery Gerasimov, afirmou que as tropas russas estão avançando sobre as defesas ucranianas. Ele relatou que o presidente Vladimir Putin ordenou a expansão da “zona-tampão” nas regiões de Sumy e Kharkiv, na Ucrânia, em 2026, informaram as agências de notícias russas nesta quarta-feira (31).
O objetivo é afastar as forças ucranianas e se posicionar para novos avanços ao longo da fronteira. Gerasimov afirmou que as tropas russas estão avançando com confiança em território ucraniano, penetrando cada vez mais fundo nas defesas locais.
Segundo as agências, Gerasimov inspecionou o agrupamento de tropas “Norte” e realizou uma reunião em um posto de comando. O agrupamento, criado no início de 2024, atua no Nordeste da Ucrânia com o objetivo de estabelecer uma zona de amortecimento (desmilitarizada) ao longo da fronteira nas regiões de Sumy e Kharkiv, afastando as forças ucranianas e se posicionando para novos avanços.
A afirmação do general ocorreu durante as negociações de paz entre os países, com o auxílio do presidente dos EUA, Donald Trump. O acordo teve dias de tensão após Putin afirmar que drones ucranianos tentaram atacar uma de suas casas em Moscou.
O que é “zona-tampão”?
Uma “zona-tampão” é uma área estabelecida normalmente por dois países em guerra na fronteira ou em regiões de combate para ficar desmilitarizada. Em geral, tropas da ONU (Organização das Nações Unidas) passam a controlar a área para garantir que não haverá ataques nela.