Quinta-feira, 27 de Agosto de 2026

Home Mundo China alerta para alto risco de rompimento de barragem perto do Nepal

Compartilhe esta notícia:

Autoridades chinesas alertaram para o “alto risco” de rompimento de uma barragem formada por um deslizamento de terra no Nepal, onde um lago começou a se formar. O alerta foi feito nesta quinta-feira (27) pelo Ministério de Recursos Hídricos da China.

Segundo o ministério, um eventual rompimento poderia provocar novas inundações e danos em áreas rio abaixo, incluindo o porto de Gyirong, importante passagem de fronteira entre China e Nepal que foi destruída pelo deslizamento. O episódio também pode colocar em risco equipes chinesas de emergência enviadas ao local para as operações de resgate.

O lago, chamado de “lago de barreira”, está se formando perto do ponto onde o rio Chhochen Khola, no Nepal, encontra o rio Purepu Tsangpo, que segue em direção à China.

Segundo o ministério, na manhã desta quinta-feira o lago tinha cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água. A previsão é que as chuvas acrescentem outros 3 milhões de metros cúbicos nos próximos três dias.

A China enviou uma equipe de especialistas ao condado de Gyirong, que enfrenta riscos de deslizamentos de terra, fluxos de lama e inundações repentinas, para auxiliar na resposta de emergência ao lago.

O condado de Gyirong, na China, duramente atingido, ainda enfrenta riscos de deslizamentos de terra, fluxos de lama e inundações repentinas, com previsão de três dias de chuva e o acúmulo de terra desmoronada formando barragens instáveis, informou a mídia estatal.

Imagens recentes de drones, transmitidas pela emissora estatal CCTV, mostraram a formação de um lago na cicatriz deixada por um deslizamento de terra anterior. O lago recém-formado pelo represamento, situado próximo ao Porto de Gyirong, mas do lado nepalês da fronteira, parece estar aumentando de tamanho, segundo a CCTV

Segundo a emissora, estimava-se que o lago contivesse dois milhões de metros cúbicos de água e já havia começado a transbordar. Espera-se que mais três milhões de metros cúbicos de água fluam para o lago nos próximos três dias, o que cria um alto risco de rompimento.

A CCTV informou que as condições meteorológicas representam uma “dificuldade muito grande para os esforços de resgate subsequentes”. Chen Xi, do comando local das forças armadas chinesas, disse à CCTV na noite de quarta-feira (26) que algumas unidades estavam de prontidão em um centro de comando devido ao risco de deslizamentos de terra.

“As encostas das montanhas ao nosso redor podem desmoronar a qualquer momento, pois a estrada passa por penhascos íngremes e… também pode haver risco de outro deslizamento de lama”, afirmou Chen.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Grêmio vence o Inter por 1 a 0 e encerra disputa no Gauchão Sub-15
Definida a data do concurso para a escolha da Corte do Carnaval de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Conexão Pampa