Sábado, 24 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 23 de maio de 2025
O governo chinês afirmou, nesta sexta-feira (23), que a decisão da administração Trump de proibir estudantes internacionais de Harvard prejudicaria a posição internacional dos Estados Unidos, enquanto estudantes e pais ansiosos no exterior se preocupavam com o que poderia acontecer a seguir.
Entre os dois maiores grupos da comunidade internacional de estudantes em Harvard estão os chineses e os indianos. A universidade matriculou 6.703 estudantes estrangeiros em todas as suas escolas em 2024, segundo dados da própria instituição, sendo 1.203 da China e 788 da Índia.
A decisão da administração Trump, anunciada na quinta-feira (22), foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais chinesas. A emissora estatal CCTV questionou se os Estados Unidos continuariam sendo um destino de destaque para estudantes estrangeiros, destacando que Harvard já estava processando o governo norte-americano na Justiça. “Mas, com o longo período de litígio, milhares de estudantes internacionais podem ter dificuldade para esperar”, disse o comentário da CCTV.
O texto ainda afirmou que se torna necessário para os estudantes internacionais considerarem outras opções “quando a incerteza política se torna a norma”.
A cooperação educacional com os Estados Unidos é mutuamente benéfica e a China se opõe à sua politização, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, em uma entrevista coletiva em Pequim.
“As ações relevantes por parte dos Estados Unidos apenas prejudicarão sua própria imagem e credibilidade internacional”, afirmou ela.
Mao acrescentou que a China protegerá firmemente os direitos e interesses dos estudantes e acadêmicos chineses no exterior, mas não deu detalhes sobre como fará isso nesta situação.
As autoridades indianas disseram que atualmente estão avaliando o impacto da ordem dos Estados Unidos sobre os estudantes indianos que já estão matriculados em Harvard, assim como sobre aqueles que aspiram estudar lá no futuro, mas não emitiram nenhuma declaração crítica.
No Ar: Pampa Na Madrugada