Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Expodireto Cotrijal China é destaque na área internacional da Expodireto Cotrijal

Compartilhe esta notícia:

A Expodireto Cotrijal, que acontece entre os dias 4 e 8 de março, em Não-Me-Toque, chega à sua 24ª edição com a presença do maior número de delegações estrangeiras de sua história. São esperados representantes e expositores de pelo menos 60 localidades. Macau, na China, País Basco, na Espanha, e Serra Leoa, na África Ocidental, vão participar pela primeira vez do evento atraídos pela tecnologia agrícola disponível na feira.

“Podemos dizer com alegria que a Área Internacional da Expodireto Cotrijal tem contribuído para divulgar o Rio Grande do Sul e o agronegócio brasileiro para outros países com sucesso. E isso se reflete na edição de 2024, na qual, além das delegações de países que costumam participar, também temos a presença da maior delegação chinesa da história da feira”, ressalta o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Com o devido destaque na Àrea Internacional, a China traz para a Expodireto Cotrijal expositores, importadores, tradings, palestrantes e membros do governo. Além disso, acontece, durante a feira, o “4º Seminário China – Brasil da cadeia de suprimentos da Agricultura, Pecuária e Alimentação”, cuja primeira edição foi realizada de forma virtual na Expodireto Cotrijal 2023.

Pecanicultura

A abertura de mercado da noz pecan para a China é um dos tópicos que atrai o país à feira, já que o RS é responsável por 70% da produção brasileira. Atualmente, o estado gaúcho entrega 3 milhões de toneladas e tem condições de dobrar este número, excedente que não pode ser absorvido pelo país, mas pode ser exportado para a China, principal importador mundial do produto.

Sustentabilidade e segurança alimentar

Nos eventos realizados no Pavilhão Internacional, temáticas como sustentabilidade e segurança alimentar são centrais. Segundo a organização do espaço, debates sobre geração de energia com plantas eólicas e solares, produção de hidrogênio verde, transição energética do carvão mineral, produção de biodiesel e etanol são assuntos cada vez mais solicitados pelas comunidades internacionais.

O setor internacional da feira sedia, também, o evento Food Security as Defense too (no português, Segurança Alimentar também como defesa), levando em conta que muitos estrangeiros procuram no evento alternativas para aumentar a produção de alimentos em seus países.

Ainda dentro das atividades desenvolvidas no pavilhão, está uma série de debates promovida pelo auditório International Point, com palestrantes do Brasil e do exterior, e encontros entre entidades que discutem os acontecimentos do agronegócio no mundo.

Jardim das nações

Além da programação robusta, o espaço do Pavilhão Internacional também tem outra novidade. Nesta edição da feira foi criado o “Garden das Nações”, que, como a palavra em inglês indica, é um jardim que convida visitantes estrangeiros e empresas brasileiras a construírem parcerias e realizarem reuniões de negócio enquanto em contato com a natureza.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Expodireto Cotrijal

Abertura da 24ª Expodireto Cotrijal tem pedidos por avanço na irrigação e seguro rural
Comitiva do Tribunal de Justiça do RS visita Casa da Rede Pampa na Expodireto
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde