Sexta-feira, 15 de Maio de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 15 de maio de 2026
No encerramento da visita da comitiva norte-americana à China nesta sexta-feira (15), o Ministério das Relações Exteriores chinês emitiu uma nota oficial pedindo uma trégua duradoura na guerra no Oriente Médio e a reabertura imediata do Estreito de Ormuz.
O comunicado ocorreu paralelamente ao último encontro entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, realizado no Jardim de Zhongnanhai, na residência oficial do líder chinês. Trump e Xi Jinping se reuniram formalmente duas vezes nesta semana.
De acordo com a chancelaria chinesa, a posição do país sobre a situação no Irã é “muito clara”. O Ministério das Relações Exteriores afirmou que o conflito, que “não deveria ter acontecido em primeiro lugar”, impôs forte pressão sobre o crescimento econômico, as cadeias de suprimentos e o fornecimento global de energia.
“Não há razão para continuar esse conflito”, destacou a nota, enfatizando que uma solução rápida atende aos interesses dos EUA, do Irã e do resto do mundo.
No texto, o Ministério das Relações Exteriores da China celebrou o recente cessar-fogo entre os EUA e o Irã, defendendo que o diálogo é o “caminho certo” e o uso da força, um “beco sem saída”. A pasta ainda pressionou pela reabertura das rotas marítimas para manter as cadeias de suprimentos estáveis e pediu um acordo sobre a questão nuclear iraniana que contemple as preocupações de todas as partes.
Em nota, Xi Jinping avaliou a passagem de Trump pelo país asiático como “histórica e marcante”, sinalizando que os objetivos nacionais de ambas as potências podem coexistir.
“O presidente Trump espera tornar a América grande novamente, e eu me comprometo a liderar o povo chinês na realização do grande rejuvenescimento da nação chinesa. A China e os Estados Unidos podem promover seu respectivo desenvolvimento e revitalização por meio do fortalecimento da cooperação”, declarou o presidente chinês.
Xi Jinping também cobrou o cumprimento dos entendimentos econômicos alcançados durante a viagem, alertando para a necessidade de proteger a relação contra pressões externas. “Ambas as partes devem implementar o importante consenso que alcançamos, valorizar o ímpeto positivo conquistado com muito esforço, eliminar interferências e promover o desenvolvimento estável das relações bilaterais”, afirmou.
Trump afirmou que a China concordou que o Irã não pode possuir armas nucleares e reforçou que ambos os líderes “querem o estreito aberto”. Sobre as negociações com Xi Jinping, Trump declarou: “Resolvemos muitos problemas diferentes que outras pessoas não teriam conseguido resolver”.
A nota oficial de Pequim também deu destaque aos agradecimentos do presidente americano, que se referiu ao mandatário chinês como um “velho amigo” a quem respeita profundamente.