Quinta-feira, 29 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 27 de maio de 2025
Cinco cidades gaúchas registraram danos pelas fortes chuvas que caem sobre o Estado desde o último final de semana. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, nesta terça-feira (27), a lista de municípios afetados pelas chuvas: Alegrete, São Borja, São Vicente do Sul, Sobradinho e Uruguaiana.
Desta lista, São Borja é a mais afetada. A administração municipal cancelou as aulas nesta terça e quarta-feira (28) em razão das estradas terem sido atingidas significativamente, impedindo os alunos de irem às instituições de ensino e decretou situação de emergência. Diversos moradores tiveram de deixar suas casas em razão das águas invadirem as residências.
Um sistema de baixa pressão, que significa instabilidade na atmosfera, tem provocado chuvas com trovoadas no Oeste, Noroeste e Centro, além da região da Campanha. Nas demais áreas do Estado, também há chuvas, mas mais fracas.
Em Alegrete, um veículo ficou ilhado próximo a uma ponte, mas foi retirado pelo Corpo de Bombeiros Militar sem vítimas ou danos adicionais. Alagamentos pontuais são registrados na zona rural do município.
Em São Vicente do Sul, as chuvas danificaram uma ponte de madeira que liga a cidade a Cacequi, pela área rural dos municípios, nas proximidades do Rio Ibicuí. A Defesa Civil local informou que o trânsito está interrompido.
Já em Sobradinho, houve a queda de um passo provisório que fazia a ligação entre o bairro Centro e o bairro Baixada, afetando cerca de 300 famílias. O local permanece bloqueado.
Em Uruguaiana, a Defesa Civil relatou alagamentos em vias urbanas. Conforme a Defesa Civil municipal, já choveu o equivalente a 300 milímetros desde o último sábado. No entanto, não houve registro de outras ocorrências ou danos significativos decorrentes da chuva. As equipes da Defesa Civil seguem monitorando a situação nas cidades atingidas.
O clima no Rio Grande do Sul está sob a ação de vários sistemas meteorológicos. Uma frente fria reforçou a baixa pressão atmosférica, aumentando o potencial das chuvas, segundo a meteorologista da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Cátia Valente. A chegada do ciclone extratropical está prevista para esta quarta (28).
“Ele se forma sobre o mar, e se desloca para a costa. Quanto mais perto da costa, mais sentimos as consequências que são rajadas de vento e chuva forte. Teremos uma quarta-feira tempo bastante instável com chuva a qualquer momento”, diz Catia.
Diante do cenário, a chuva mais persistente passa a ser no leste do Estado, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre. Na quinta-feira, o ciclone continua em atuação, provocando mais vento e chuva. Além disso, a frente fria terá a companhia de uma massa de ar polar que entra pelo oeste dos três Estados do Sul do Brasil, e será a mais intensa do ano até aqui. A combinação de condições intensas pode causar geada e até neve.
“Essa previsão para os próximos dias traz risco de transtornos associados aos temporais, como alagamentos de água acumulada em razão de uma chuva intensa em um período curto de tempo”, alerta Cátia Valente.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Pampa Na Madrugada