Sábado, 08 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 7 de novembro de 2025
A formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul causou chuva e vento intensos em diversas áreas do mapa gaúcho ao longo dessa sexta-feria (7), com transtornos e danos. Em dezenas de municípios, a precipitação pluviométrica superou em menos de um dia a média de todo o mês, sobretudo em regiões como Litoral Norte, Centro, Norte e Noroeste do mapa.
Na Serra Gaúcha, a chuva volumosa causou deslizamentos de terra em diferentes pontos nessa sexta-feira, causando transtornos no trânsito e prejuízos materiais. Em Caxias do Sul, um desmoronamento atingiu uma residência e quatro veículos à tarde. Um deslizamento de terra bloqueou totalmente o quilômetro 128 da BR-116, em São Marcos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou no fim da noite a limpeza da pista e obras de estabilização do barranco, que já havia cedido em chuvas anteriores. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio se deu por sistema pare-e-siga. Já a BR-470 foi totalmente interditada entre Bento Gonçalves e Veranópolis, preventivamente.
Vendavais com rajadas de vento até quase 100 km/h atingiram ao longo dessa sexta-feira (7) diversos municípios do Norte e Noroeste gaúchos.
Em Passo Fundo, um temporal com vento intenso no meio da tarde causou transtornos e danos como queda de árvores em avenidas, além do transbordamento de arroio cobrindo parcialmente uma ponte em rua da cidade. Também foram reportadas quebras de vidros em janelas e falta de energia em algumas áreas. Em Cruz Alta, o índice chegou a 150 milímetros.
Em Porto Alegre e demais municípios da Região Metropolitana, a chuva foi mais forte ao longo da tarde dessa sexta. Os acumulados variaram de 40 a 50 milímetros em poucas horas, quase metade do esperado para novembro.
Como fica
De acordo com informe divulgado pela empresa Metsul Meteorologia no site metsul.com, a instabilidade severa deve se deslocar rumo ao Oceano Atlântico e ao litoral de outros Estados a partir da tarde deste sábado (8).
Enquanto isso não ocorre, as condições climáticas continuam favorecendo a ocorrência de chuva moderada ou mesmo intensa em pontos isolados, bem como de ventania, tanto na Costa quanto na Capital e municípios vizinhos, por exemplo. Não estão descartados, ainda, raios e granizo no Norte, Noroeste, Nordeste e Litoral.
Já para o domingo (9), a tendência é de que uma área de alta pressão favoreça o retorno do tempo estável. Dependendo da área em questão, a previsão é de nebulosidade ou mesmo presença de sol. Sai o ciclone mas entra uma frente fria acompanhada por massa de ar polar: em pleno mês de novembro, as temperaturas devem baixar consideravalmentw, com os termômetros indicando mínimas em torno de 5°C pela manhã, embora as máximas possam ser de 24°C à tarde.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul