Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de novembro de 2025
Um ciclone extratropical deve atingir a maior parte do Rio Grande do Sul na sexta-feira (7), com tempestades e vendavais causando danos e transtornos em diversas cidades. Conforme a empresa Metsul Meteorologia, os acumulados podem chegar a 150 milímetros em apenas 24 horas. Também estão prevista queda de granizo em tamanhos variados.
O ciclone – procedente da Região dos Andes, via Argentina – vai gerar uma linha de instabilidade intensa em Santa Catarina, Paraná e pontos do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O sistema trará temporais e ventos de 50 a 80 km/h na maior parte do Rio Grande do Sul ao longo do dia. Há um alto potencial de problemas como alagamentos e falta de luz.
Nos turnos da tarde e noite da sexta, bem como na primeira metade de sábado (8), as projeções indicam a ocorrência de rajadas de 80 a 100 km/h entre o Norte da Lagoa dos Patos, Porto Alegre e os Litorais Médio e Norte. Para alguns pontos não estão descartados ventos ainda mais intensos e destrutivos.
“Ventos com rajadas acima de 100 km/h poderão afetar, ainda durante o sábado, o Sul e o Leste de Santa Catarina, parte da costa do Paraná e Litoral de São Paulo, chegando ao Rio de Janeiro e Espírito Santo no domingo”, complementa um informe publicado no site metsul.com.
Próximas horas
Antes do ingresso do ciclone, partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter rajadas de vento forte já nesta quarta-feira (5), contribuindo para baixar as altas temperaturas verificadas nas últimas horas. O motivo é a combinação da passagem de uma frente fria pelo Litoral e um centro de baixa pressão atmosférica no Oceano Atlântico.
O fenômeno deve se concentrar sobre as regiões Sul e Leste do mapa gaúcho, especialmente na área da Lagoa dos Patos e regiões próximas, assim como na área costeira. Em média, as rajadas devem ficar em 60 km/h, mas em pontos isolados podem passar de 80 km/h – a previsão inclui ventos de 50 a 70 km/h em Porto Alegre, com chance de rajadas ainda mais fortes na Zona Sul da cidade.
Esse vento pode soprar com rajadas fortes ainda nesta quarta no Sul, Planalto Sul e no Leste de Santa Catarina, também com rajadas de 50 a 70 km/h e localmente superiores à medida que o campo de vento forte avança do Leste gaúcho para Norte, rumo ao Leste de Santa Catarina.
Capital
Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal mantém o monitoramento das condições meteorológicas para os próximos dias. Equipes acompanham a evolução das previsões e, caso os dados consolidados confirmem as projeções, poderão ser emitidos alertas preventivos com até 48 horas de antecedência.
O trabalho é realizado de forma integrada com os órgãos que compõem a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae). Uma reunião extraordinária do colegiado está marcada para a manhã desta quinta-feira (6), a fim de atualizar as informações e definir de forma conjunta dos próximos passos de prevenção e resposta.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul