Terça-feira, 09 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 8 de dezembro de 2025
Atualização divulgada pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDec) confirmou a formação de um ciclone extratropical sobre parte do Rio Grande do Sul nesta terça (9) e quarta-feira. O fenômeno favorece a ocorrência de chuva forte a localmente volumosa, acompanhada de rajadas intensas de vento, além de temporais isolados ou mesmo com queda de granizo.
Para esta terça, a previsão é de chuva forte a pontualmente intensa atua em praticamente todo o território gaúcho, com acumulados podendo chegar a 120 milímetros por dia nas regiões Sul, Costa Doce, Campanha e Litoral Norte. Em outras áreas do mapa gaúcho a precipitação esperada é de até 100 mm/dia.
A partir da noite, os ventos associados ao ciclone alcançam 80 a 100 km/h nas mesmas áreas do território, mais o Litoral Médio. Também há condições para queda de granizo e rajadas intensas, associadas a tempestades nas regiões Norte, Nordeste, Vales e Serra. O mar deve apresentar agitação.
Na quarta-feira, o ciclone avançará rumo ao oceano e favorecerá a ocorrência de rajadas de 90 a 110 km/h no Sul, Litorais Sul e Médio e partes da Costa Doce, bem como de 80 a 100 km/h em parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e extremo Nordeste.
Além disso, chuvas acompanhadas de trovoadas continuarão intensas em áreas do Sul gaúcho, Costa Doce e Litoral Norte, com acumulados de 60 a 100 mm/dia. Nas demais áreas da metade Leste, a chuva ocorre com fraca a moderada intensidade, com volumes entre 30 e 50 mm/dia. O mar tende a continuar agitado e com ressaca.
A previsão para quinta-feira (11) é de que o ciclone se desloque gradualmente para alto mar, embora ainda favoreça rajadas de vento entre 60 e 80 km/h no extremo Nordeste e no Litoral Norte, perdendo intensidade ao longo do dia. O mar continuará agitado na zona costeira, com vários pontos de ressaca. As condições climáticas devem permanecer instáveis em algumas áreas, ,as sem transtornos associados a ocorrência de chuva.
Alertas
A condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de normalidade e crítico para níveis baixos, com destaque para o cenário de níveis baixos na metade sul do Estado.
Em função das chuvas intensas previstas, com acumulados diários podendo atingir 100 milímetros por dia, é indicada a condição de “Atenção” e “Alerta” para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico (disponível no site estado.rs.gov.br), chamando a atenção para o risco de elevações bruscas em arroios e pequenos rios, bem como alagamentos em áreas urbanas e enxurradas.
Já os rios maiores devem apresentar elevações abaixo do limiar de alerta para inundação em todas as estações de monitoramento no Rio Grande do Sul.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul