Sábado, 12 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 11 de julho de 2025
O iCloud é uma ferramenta fundamental para salvar arquivos do iPhone (iOS) e garantir a segurança dos dados, mas o espaço disponível na nuvem pode ser consumido rapidamente por algumas funções. Fotos em alta resolução, conversas antigas no app Mensagens, backups do WhatsApp e anotações com arquivos digitalizados são alguns dos principais responsáveis por entupir o armazenamento. Para evitar ficar sem espaço, é possível desativar essas funcionalidades e adotar práticas que ajudarão a economizar memória. A seguir, veja cinco funções que estão lotando o iCloud e como corrigir.
1. Backups de mensagens
Um dos vilões do armazenamento do iCloud é o backup automático do app Mensagens. Muitos usuários aderem ao serviço para guardar conversas antigas para preservar lembranças, vídeos e fotos trocados no chat, mas essas mídias ocupam rapidamente o armazenamento na nuvem, especialmente se estiverem em alta resolução.
Para evitar o acúmulo de arquivos desnecessários, é possível desativar o backup automático acessando os Ajustes, tocando no seu nome para acessar o iCloud e, em seguida, indo em “Salvos no iCloud”. Nesta seção, o usuário deve acessar a opção “Mensagens” e desabilitar o campo “Usar neste iPhone”. Para não perder conversas importantes, o usuário pode fazer prints e guardá-los em resolução menor.
2. Sincronização de fotos
O backup de fotos é uma das principais razões pelas quais os usuários recorrem ao iCloud, mas também é um dos maiores responsáveis por encher rapidamente o espaço do serviço. Com o passar do tempo, a biblioteca pode acumular milhares de arquivos, muitos deles em alta resolução.
Para liberar armazenamento, uma medida eficaz é desativar o backup automático das fotos. Para isso, vá nos ajustes do iCloud, acesse “Salvo no iCloud” e toque em “Fotos do iCloud”. Depois, clique em “Gerenciar Armazenamento” e selecione “Desativar e apagar fotos”. Você terá 30 dias para baixar as fotos e vídeos antes que sejam excluídas definitivamente da nuvem.
3. Backups do dispositivo
Dividir o iCloud entre vários dispositivos pode lotar rapidamente o serviço, e, desativar o backup de alguns deles pode ser uma forma eficaz de economizar espaço. Contudo, abrir mão do recurso significa que, em caso de perda ou roubo, o usuário pode ficar sem acesso aos dados do celular. Por isso, antes de fazer o procedimento, é preciso guardar os conteúdos no computador, garantindo que os dados estejam protegidos fora da nuvem. Para desativar o backup do iPhone, acesse o menu do iCloud, depois vá em “Backup do iCloud” e desative a opção “Fazer backup deste iPhone”. Para apagar todos os dados, toque em “Desativar e Apagar do iCloud”.
4. Backups de aplicativos que você raramente usa
Fazer backup de aplicativos de terceiros, como o WhatsApp, também pode ocupar bastante espaço na nuvem. Caso o usuário não precise manter cópias de segurança desses aplicativos ou de programas que raramente utiliza, desativar a sincronização individualmente pode liberar parte considerável da memória, sem precisar desativar o backup do sistema inteiro. Para isso, acesse os ajustes do iCloud, vá em “Backup do iCloud”, depois toque no dispositivo desejado. Aguarde a lista de apps ser carregada e desative aqueles que não deseja mais sincronizar com o iCloud.
5. Sincronização de notas
Apesar de parecer inofensivo, o aplicativo Notas pode ocupar mais espaço no iCloud do que se imagina, especialmente se o usuário costuma digitalizar documentos e inserir fotos nas anotações. Caso não precise acessar as notas em múltiplos dispositivos, desativar essa sincronização é uma forma prática de economizar armazenamento. Para fazer o procedimento, acesse o menu do iCloud, vá em “Notas” e desabilite a sincronização. Você também pode acessar a seção “Gerenciar armazenamento” e tocar em “Apagar dados” para fazer a limpeza.
No Ar: Show de Notícias