Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025

Home Acontece Circuito Náutico de Porto Alegre movimenta a orla do Guaíba com dezenas de atividades

Compartilhe esta notícia:

O Circuito Náutico de Porto Alegre 2025 completou uma semana com forte presença do público e mobilização de clubes, escolas náuticas e entidades institucionais. A programação está ocorrendo desde a última sexta-feira (5), e já ofereceu uma variada agenda de atividades esportivas, culturais e estratégicas na orla do Guaíba, no Pontal, em Clubes e Escolas Náuticas. O evento ocorre até o próximo domingo (14) e as inscrições podem ser realizadas no site da instituição, em www.circuitonautico.com.

As atividades tiveram início com o Coquetel de Abertura Oficial, realizado no Iate Clube Guaíba. O encontro reuniu autoridades, parceiros, comodoros e representantes de clubes náuticos, patrocinadores e lideranças do setor esportivo e turístico. O circuito também marcou o início de um movimento articulado para posicionar Porto Alegre como polo náutico nacional, valorizando o Guaíba como ativo econômico, cultural, ambiental e esportivo.

Próximos dias trazem reta final intensa

O Circuito Náutico é composto por uma agenda multissetorial. No Veleiros do Sul, o Campeonato Brasileiro da Classe J70 seguirá movimentando as águas e reunindo atletas de alto rendimento em disputas decisivas. O Iate Clube Guaíba receberá a Regata de Vela Adaptada, uma competição de vela para pessoas com deficiência (física, intelectual, visual e auditiva), usando barcos e equipamentos modificados para garantir acessibilidade e inclusão. A Prainha do Pontal continuará oferecendo ativações de esportes náuticos, aproximando o público da vela e do remo.

No sábado (13), a programação se ampliará com a Ação Ambiental na Orla 1, as regatas de aniversário de 91 anos do Veleiros do Sul e a remada aberta de canoa havaiana do Sava Iate Clube.

Já no domingo (14), o encerramento será marcado pelas regatas finais da Classe J70, regatas Oceano e Velejaço da Marinha do Brasil. Todas serão realizadas pela Praia Acessível da Faders no Lami, no extremo-sul de Porto Alegre, e oferecem banho assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além das ativações na Prainha do Pontal.

A conclusão oficial será realizada no Pier do Pontal, celebrando dez dias de esporte, educação, turismo e cultura. Com o tema “Guaíba de Portas Abertas”, a agenda é organizada pela Nautix Hub e pelos principais clubes náuticos da cidade, contando com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Caixa Econômica Federal, Governo do Brasil e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR/RS).

Ativações gratuitas democratizam acesso às águas

Ao longo da última semana, a Prainha do Pontal recebeu muitas pessoas para vivências gratuitas de esportes náuticos, incluindo aulas de stand up paddle (SUP) e canoa havaiana/polinésia. O público, que apresentava abrangência em relação à faixa etária, teve contato direto com as aulas práticas no Guaíba, reforçando o caráter educativo e inclusivo do Circuito Náutico de Porto Alegre.

“Estamos vendo o Guaíba de portas abertas se tornar realidade. A resposta da população superou nossas expectativas. Ver crianças, jovens e idosos tendo contato com os esportes náuticos pela primeira vez mostra que estamos no caminho certo. O Circuito está cumprindo seu papel de democratizar o acesso às águas e reconectar Porto Alegre com seu maior patrimônio natural”, celebra Lusiani Borba, CEO da NautiX Hub.

Fórum Náutico consolida visão estratégica para a capital

A última terça-feira (9) foi marcada por um dos momentos mais estratégicos e especiais do Circuito: o Fórum Náutico – Porto Alegre Polo Náutico. O encontro reuniu gestores públicos, especialistas, representantes de clubes, atletas, educadores e referências em turismo náutico, a fim de discutir caminhos concretos para o fortalecimento do ecossistema náutico da capital.

Com duas palestras e quatro painéis, o Fórum abordou temas essenciais ao futuro do setor náutico e de turismo da cidade. O secretário Ronaldo Santini, da Secretaria de Turismo do RS, apresentou uma perspectiva do turismo como ativo econômico do RS. A Secretária Fernanda Barth, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Eventos, apresentou o projeto de lei que institui o Polo Náutico de Porto Alegre e sua importância para todo o ecossistema.

Nos painéis foram discutidos sobre as oportunidades de negócios e parcerias no setor náutico, com a participação do secretário de Parcerias de POA, Giuseppe Riesgo, do superintendente de Rede da CAIXA, Renato Scalabrin, do gerente regional do SEBRAE, Paulo César Bruscato e do arquiteto Eduardo Ribas.

O futuro do esporte náutico foi tema de debate com o Atleta Olímpico de Canoagem Velocidade, Edson Silva, e com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Remo, Werner Höher. Os profissionais compartilharam bastidores do esporte e seus desafios, incluindo a dificuldade de crianças e jovens em se interessarem pelo esporte náutico e saírem das telas.

Os clubes Marinas e Escolas Náuticas reuniram os esportistas Fernando Magalhães (do Clube dos Jangadeiros), Frederico Roth ( do Veleiros do Sul), Leonardo Maier Silveira (da Ilhas Jet) e Igor Mendes ( da Canoa Zen). Os palestrantes trouxeram demandas fundamentais para desenvolver, prover e democratizar os esportes e vivências náuticas, incluindo a necessidade de desassoreamento do Guaíba e estruturas de atracagem para as embarcações.

O painel final, chamado “Histórias do Guaíba”, contou com a presença de Adriane Hilbig (do Barco Cisne Branco), Antônio Carlos Rodrigues ( do Seival) e Adriana Peppl (do Clube Kalola Va’a). Nele, a conversa foi sobre os relatos de superação, histórias de famílias, curas e vivências nas águas do Guaíba.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação elege nova diretoria
Nikolas Ferreira realiza palestra no Fecomércio-RS Debate, em Porto Alegre, nesta sexta-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News