Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 19 de junho de 2023
O Clube dos Editores do RS está realizando uma série de ações relacionadas ao projeto Editoras Gaúchas pela Bibliodiversidade. Produzida em parceria com o Banco de Livros, esta iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso ao livro e à literatura gaúcha.
A proposta consiste na compra e distribuição de 850 livros de editoras e autores gaúchos, além de atividades que visam aproximar os autores dos leitores. Com curadoria de Clô Barcellos em parceria com Neli Miotto e a equipe do Banco de Livros, a seleção dos títulos busca oferecer um catálogo mais diverso aos leitores, bem como valorizar a produção cultural gaúcha, o projeto envolve editoras e profissionais do livro, movimentando, assim, o mercado editorial e a economia local.
Também estão previstos nove encontros com escritores em instituições atendidas pelo Banco de Livros, levando em conta o perfil da obra e o perfil de cada instituição. Bibliotecas públicas, penitenciárias, postos de saúde, escolas indígenas, asilos e associações de pessoas com deficiência estão entre as entidades beneficiadas pelo Banco. Participam das ações, entre maio e agosto, em diferentes espaços de leitura do RS, os seguintes autores: André Cordenonsi, Clarissa Ferreira, Diego Lops, Gláucia de Souza, Gustavo Melo Czekster, Paula Taitelbaum, Rafael Guimaraens, Viviane De Gil e Wagner Pedroso.
E como forma de promover a leitura de forma mais ampla está programado um bate-papo virtual com o escritor Jandiro Adriano Koch, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2021 com o livro “O Crush de Álvares de Azevedo” (Libretos Editora). Com mediação da editora Clô Barcellos, a transmissão ao vivo será no dia 20 de junho, às 19h, pelo canal do Clube dos Editores no Youtube www.youtube.com/@clubedoseditores e o público poderá participar fazendo perguntas pelo chat.
Editoras Gaúchas pela Bibliodiversidade tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC Publicações (Fundo de Apoio à Cultura). O Clube dos Editores do Rio Grande do Sul é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de Porto Alegre, que tem por finalidade unir os produtores de livros, promovendo ações que fomentem e defendam a cadeira produtiva do livro, respeite o leitor e estimule as novas gerações.
Desde 1987, mesmo que informalmente, os editores sempre estiveram em contato, debatendo os objetivos do segmento e de seu produto, o livro. Com o objetivo de ampliar a sua atuação, o Clube dos Editores passou a existir oficialmente em 10 de abril de 2003. Integram o Clube: Arquipélago, Artes e Ofícios, Avec, Besouro Box, Cassol, Cirkula, Concórdia, Coragem, Dublinense, Edelbra, EdiPucrs, Grupo A, L&PM, Libretos, Metamorfose, Piu, Projeto, Sulina, Tomo, Vivilendo e Zouk.
O Banco de Livros do RS integra o projeto de Bancos Sociais da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de levar a leitura para comunidades onde o acesso ao livro é precário e/ou não existe, além de entregar às instituições e comunidade materiais oriundos de doação, o Banco de Livros monta espaços de leitura para escolas, creches, asilos, hospitais, presídios, associações de bairros, ongs e bibliotecas comunitárias.