Domingo, 21 de Julho de 2024

Home em foco “Clube dos Vândalos” tem personagens inspirados em James Dean e Marlon Brando

Compartilhe esta notícia:

Quando Marlon Brando surgiu imponente liderando um bando de motoqueiros no cultuado “O selvagem” (1953), de Laslo Benedek, ninguém poderia imaginar como essa imagem causaria furor no mundo. “Clube dos Vândalos”, baseado em fotos, é uma espécie de retrato etnográfico dos clubes de motociclistas que surgiram nos anos 1960, inspirados no filme de Benedek. E também aborda como esses grupos alternativos, que reuniam nômades e pessoas que não conseguiam se encaixar na sociedade, se tornaram, ao longo do tempo, gangues violentas e perigosas.

A história é narrada por Kathy (Jodie Comer), que conta como conheceu o grupo de motoqueiros “The Vandals”. Ela acabou se casando com o rebelde Benny (Austin Butler) e foi obrigada a conviver com a lealdade do marido ao clube liderado por Johnny (Tom Hardy). Apesar de ficcional, esse recurso funciona com perfeição para retratar o ótimo livro fotográfico de Danny Lion, que documentou o período glorioso do final dos anos 1960 até o início de 1970.

O diretor Jeff Nichols, de “Amor bandido”, de 2012, também responsável pelo roteiro, consegue exemplificar com equilíbrio vários tipos que faziam parte do clube, apesar do pouco tempo em cena de cada personagem. Para isso, ele contou com um elenco de rostos conhecidos que convence como pessoas de carne e osso.

Apesar do bom desempenho de todos, o filme pertence à dupla Austin Butler e Tom Hardy, inspirados, respectivamente, em James Dean e Marlon Brando. A mensagem de Jeff Nichols é clara: esses grupos queriam fugir de suas vidas patéticas em busca de uma liberdade idílica, mas, para isso, não é necessário uma motocicleta em alta velocidade, e sim enfrentar seus problemas de frente.

Biografia não autorizada

As biografias não autorizadas costumam vir recheadas de revelações polêmicas. O livro James Dean: Tomorrow Never Come, de 2016, escrito por Darwin Porter e Danforth Prince, afirma que o intérprete foi escravo sexual do lendário ator Marlon Brando e que também teve relações sexuais com Walt Disney.

A publicação conta que Brando conheceu o intérprete de Juventude Transviada (1955) quando este foi vê-lo em uma conferência em Nova York. Segundo os autores dessa nova biografia, Brando mais de uma vez contou aos amigos que o olhar de Dean o fez “queimar”. Mas os atores só tiveram um momento para conversar no final da apresentação, quando Dean aproveitou para confessar seu amor e admiração e que o ator de O Poderoso Chefão respondeu com um beijo.

O livro, escrito por dois veteranos jornalistas de celebridades que conheceram as duas estrelas de Hollywood, traz entrevistas de alguns dos amigos dos atores, incluindo o compositor Alec Wilder. “Definitivamente eram um casal. É possível dizer que a ‘fidelidade sexual’ não fazia parte de seus vocabulários”, lembra Wilder, e acrescenta que o próprio Dean lhe contou sobre o affair.

Mas as polêmicas revelações não falam somente da relação homossexual entre os dois ídolos do cinema, também acrescentam detalhes de sua vida sexual. De acordo com o escritor Stanley Haggart, amigo de Dean, os dois gostavam de praticar jogos sadomasoquistas. O protagonista de Apocalipse Now supostamente se divertia em apagar cigarros no corpo de Jimmy. O escritor afirma que enquanto Brando gostava de atormentar seu jovem companheiro, a quem via como um mero brinquedo sexual, Dean estava completamente apaixonado. “Acredito que Brando usava Jimmy sadicamente, que o seguia por todos os lados com a língua de fora”, explica.

Apesar de ter-se especulado à época sobre a possível relação destes dois atores da década dourada de Hollywood, o intérprete de Vito Corleone sempre negou os rumores. De acordo com o Daily Mail, o livro também afirma que Dean manteve relações íntimas com Walt Disney, que muitos afirmam ter sido homossexual, mesmo sem que exista uma comprovação.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

A morte de Chrystian: o que é o rim policístico, doença que o cantor enfrentava
Paul McCartney volta ao Brasil para show em São Paulo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News