Sábado, 24 de Maio de 2025

Home Esporte Clubes articulam protesto contra o sistema eleitoral da CBF

Compartilhe esta notícia:

Após declararem apoio a candidatura do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, 20 clubes anunciaram ausência na eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Apesar do não comparecimento, é possível que eles votem, já que a entidade autorizou o voto remoto. Ainda assim, a abstenção será a escolha das agremiações. Samir Xaud é candidato único, com apoio de 25 federações, o que inviabilizou a inscrição de uma chapa adversária.

A nota divulgada leva o lema da campanha que marca o posicionamento dos clubes durante o processo eleitoral: “Sem clube não tem futebol”. A maioria das equipes pertence à Liga Forte União (LFU), bloco econômico mais próximo do presidente da FPF. Contudo, há também times da Libra.

“O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente”, inicia o texto, que conclui: “Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”.

Ausências

– América-MG
– Athletico-PR
– Atlético-GO
– Botafogo de Ribeirão Preto
– Chapecoense
– Corinthians
– Coritiba
– Cruzeiro
– Cuiabá
– Flamengo
– Fluminense
– Fortaleza
– Goiás
– Inter
– Juventude
– Mirassol
– Operário de Ponta Grossa
– Novorizontino
– Santos
– São Paulo
– Sport

Entre os 30 que apoiaram Carneiro Bastos, mas não assinaram o comunicado de ausência, estão Atlético-MG, Avaí, Bahia, Red Bull Bragantino, Ceará, CRB, Ferroviária, Operário de Ponta Grossa, Vila Nova e Vitória.

No começo da semana, a maioria dos clubes brasileiros das séries A e B se uniu para fazer exigências à nova gestão da CBF. Em texto publicado por meio das redes sociais da LFU, foram exigidas mudanças no processo eleitoral da entidade máxima do futebol e o comprometimento com a criação de uma liga.

Além das 25 federações (todas, menos a de São Paulo e do Mato Grosso), Xaud mobilizou o apoio de 10 clubes:  Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda assinaram a chapa do roraimense.

Veja as exigências feitas pelos clubes à CBF:

– Alteração do processo eleitoral, especialmente no que se refere ao peso dos votos;
– Obrigatoriedade da participação dos Clubes em todas as Assembleias Gerais da CBF;
– Compromisso de criação da Liga e reconhecimento de que as propriedades comerciais das Séries A e B pertencem aos Clubes;
– Alteração das regras de governança, dando efetivamente poder executivo à Comissão Nacional de Clubes;
– Profissionalização da arbitragem, garantindo dedicação exclusiva dos árbitros das séries A e B, e investimento em treinamento permanente.

Ao contrário do que as movimentações recentes apontavam, a eleição da CBF não deve sofrer novas intervenções judiciais. Depois de protocolar um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar adiar a votação, Ednaldo Rodrigues informou que não tentará voltar à cadeira de presidente. Ele protocolou a desistência no pedido para, segundo ele, “pacificar” o futebol brasileiro.

A Assembleia Geral Eleitoral está marcada para este domingo (25), com primeira convocação às 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A comissão eleitoral permitiu a participação de forma remota, já que será um domingo de rodada do Brasileirão.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Copa do Brasil: confira os 16 clubes classificados para as oitavas de final
Ministro do Supremo Gilmar Mendes critica atuação de “agentes estrangeiros” após o governo Trump falar em punir seu colega Alexandre de Moraes
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada