Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 19 de outubro de 2021
Nesta terça-feira (19), os trabalhos de coleta domiciliar porta a porta em Porto Alegre executados por empresa contratada pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbano) estão em funcionamento e deverão recuperar 100% do passivo da coleta até o final do turno da noite, segundo a prefeitura. Estão sendo atendidos 42 setores diurnos e 21 setores no turno da noite, que começou às 18h.
Na segunda-feira (18), foram coletados 1.168,01 toneladas de resíduos domiciliares na modalidade porta a porta e nesta terça-feira (19), no período entre 7h e 16h, já foram coletados 619,04 toneladas. O quantitativo final acontece em torno de 3h da madrugada, horário das últimas descargas na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.
Os colaboradores da prestadora do serviço, funcionários da empresa Litucera Limpeza e Engenharia, retornaram às atividades na manhã da segunda-feira para coleta domiciliar e remoção de resíduos públicos, como focos de lixo e depósito de resíduos fora do horário. Durante o sábado (16), e o domingo (17), cerca de 40 bairros foram afetados com a paralisação dos funcionários da empresa que alegavam o não pagamento do vale-alimentação.
Durante o final de semana uma equipe de aproximadamente 100 pessoas e 35 caminhões próprios da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e DMLU, fizeram o recolhimento dos resíduos domiciliares (orgânicos e rejeito) na modalidade porta a porta.
Acordo emergencial
Para garantir a retomada do serviço de coleta domiciliar de lixo da modalidade porta a porta, a prefeitura informa que determinou o pagamento de R$ 500 mil à empresa Litucera. O valor foi destinado à quitação do vale-alimentação dos trabalhadores. Simultaneamente, a terceirizada foi notificada a completar a documentação prevista no contrato com a prefeitura. A Litucera, com sede em Vinhedo (São Paulo), atua em caráter emergencial desde junho.
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