Quinta-feira, 18 de Agosto de 2022

Home Porto Alegre Com 51 novas confirmações, saltam para 74 os casos confirmados da variante ômicron do coronavírus em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A análise detalhada de amostras aleatórias de laboratórios particulares de Porto Alegre permitiu à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmar mais 51 casos da variante ômicron do coronavírus. Com isso, o número de casos da nova cepa na capital gaúcha subiu para 74, já com transmissão comunitária. Os primeiros casos foram notificados no começo deste mês.

De acordo com o diretor da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS), Fernando Ritter, o resultado corrobora o que a ciência vem afirmando desde a descoberta dessa variante: o alto grau de transmissibilidade e a certeza de que a melhor forma de prevenir a infecção é manter as medidas preventivas.

“Diante de qualquer sintoma, a recomendação é manter-se isolado, evitando comparecimento a qualquer aglomeração, especialmente nesta época, de comemoração da virada do ano”, prossegue o gestor. “Precisamos lembrar que as medidas adotadas agora terão reflexo em 15 dias.”

O atendimento a pacientes sintomáticos e contatos de casos confirmados é feito em mais de 130 postos de saúde da capital gaúcha, que encaminham para testagem se for necessário. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos no site prefeitura.poa.br.

Protocolo para quem chega

A oferta de testagem para covid para viajantes que desembarcam de viagens procedentes de fora do Rio Grande do Sul foi retomada em Porto Alegre no dia 1º de dezembro. O objetivo é identificar a circulação de novas cepas do coronavírus na cidade.

Em menos de um mês, cerca de 300 pessoas preencheram um formulário específico. Dessas, 135 realizaram a testagem e seis apresentaram resultado positivo, sendo dois para a variante ômicron e dois para a delta.

Com a confirmação de que já ocorre transmissão comunitária da ômicron, a partir desta segunda-feira (3) a oferta de testagem será mantida somente para pacientes sintomáticos e pessoas em contato com casos confirmados, conforme recomendado em protocolos nacionais, estaduais e municipais. A orientação é de que busquem atendimento nos postos de saúde.

Preocupação internacional

Em âmbito internacional, a ômicron já está presente em mais de 100 países e continua a se propagar rapidamente, duplicando o número de casos em dois a três dias. A informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o avanço como “exponencial”.

Dados procedentes de focos de contágio na África do Sul, Reino Unido e Dinamarca indicam menor risco de hospitalização em pacientes que contraíram a nova cepa, em comparação com os que foram infectados com a variante delta, por exemplo.

A OMS observa, no entanto, que a compreensão dessa variante tem evoluído à medida que mais evidências ficam disponíveis à comunidade científica. E que, por esse motivo, tem analisado os dados com a máxima prudência.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Traficantes são presos transportando mais de dois mil comprimidos de ecstasy em Santa Maria
Bolsonaro afirma que desoneração da folha de pagamento será sancionada nesta sexta
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa