Sábado, 04 de Outubro de 2025

Home Rio Grande do Sul Com apoio do governo gaúcho, empresa Fruki investirá 153 milhões de reais em fábrica de bebidas na cidade de Paverama

Compartilhe esta notícia:

O governo do Rio Grande do Sul e a Bebidas Fruki assinaram protocolo de intenções para viabilizar a construção de nova fábrica em uma área de 87 hectares junto à trecho da rodovia federal BR-386 na cidade de Paverama (Vale do Taquari). O investimento pela empresa gaúcha será de aproximadamente R$ 153 milhões.

Com expectativa de início das operações em novembro do ano que vem, a futura unidade atenderá aos mercados gaúcho e catarinense, gerando inicialmente 40 empregos diretos. A empresa se comprometeu a empregar preferencialmente mão-de-obra local e adotar práticas que diminuam riscos ambientais.

A partir de agora, as duas partes vão articular ações para viabilizar a iniciativa por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da pasta da Fazenda. Isso inclui a tramitação do projeto no âmbito do Fundo Operação Empresa (Fundopem) e do Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul, bem como a concessão de tratamentos tributários diferenciados.

Com a palavra…

– Governador Ranolfo Vieira Júnior: “A Fruki é uma empresa essencialmente gaúcha, que já faz parte da história do Rio Grande e com uma importância significativa para a nossa economia. A nova planta industrial e os investimentos que estão sendo realizados, sem dúvida, serão fatores de transformação para o município de Paverama, com geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico e social para a região do Vale do Taquari”, disse Ranolfo.

– Presidente do conselho consultivo da Fruki, Nelson Eggers: “A Fruki é parceira do governo do Estado desde a década de 1980. Confiamos no Estado, que confia na empresa, por isso crescemos. Somos mais uma vez grandes parceiros, assim como a prefeitura de Paverama, cuja região certamente terá um crescimento importante”.

– Secretário de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin: “A parceria para a viabilização deste importante investimento é mais um exemplo da importância do Fundopem, que foi modernizado e melhorado para atrair cada vez mais investimentos. Concluiremos este ano com R$ 1,6 bilhão em atração de investimentos do fundo para o Rio Grande do Sul, mais que o dobro de 2021. Será o ano com o maior montante nesse sentido e a maior geração de empregos correlata, ultrapassando 3.500 vagas”.

Histórico

Fundada em 1924, a Fruki é uma empresa de administração familiar que alcançou o status de maior indústria regional de refrigerantes do Rio Grande do Sul. A capacidade anual é de 300 milhões de litros de bebidas, atingindo 12% desse mercado, além de 15% do segmento de água mineral Água da Pedra e 35% no que se refere a repositor energético Frukito.

O nome Fruki é um acrônimo da junção das iniciais “Fru” de frutas e “ki” do sobrenome de Emílio Kirst, que fundou a empresa em 1924 em Arroio do Meio (Região Centro-Leste), com o nome “Kirst & Companhia”.

Sua matriz e parque industrial estão instalados em Lajeado (Vale do Taquari), onde são produzidas as três linhas de produtos. A empresa conta com seis centros de distribuição, nos municípios de Lajeado, Farroupilha (Serra Gaúcha), Santo Ângelo (Noroeste gaúcho), Pelotas (Sul do Estado), Cachoeirinha (Região Metropolitana) e Osório (Litoral Norte).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Economistas enviam carta a Lula sobre o risco fiscal
Lula se encontra com secretário-geral da ONU e autoridades europeias
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News