Sábado, 17 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 7 de maio de 2022
O número de doadores de sangue está abaixo do normal, de acordo com os hospitais de Porto Alegre. A baixa nos estoques também preocupa as principais instituições de saúde da Capital.
Na Santa Casa de Misericórdia, o aumento na quantidade de cirurgias tem exigido do banco de sangue, o que deve afetar ainda mais o estoque nos próximos dias. Segundo o hospital, a média ideal de doadores por dia é de 80. Na última semana, a média foi de 40 doadores por dia.
No Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o estoque também está em nível baixo, e o baixo número de doadores faz com que haja necessidade urgente de novas doações. Estoques de sangue dos tipos O-, O+, B-, B+, AB- e AB+ estão em níveis críticos, enquanto o estoque do tipo A+ está em nível de alerta. Não há nenhum tipo de sangue com estoque considerado estável na medição do hospital.
O baixo nível de sangue no estoque também fez com que o Hospital São Lucas da PUCRS buscasse, com urgência, doações de todos os tipos sanguíneos na última semana. Os tipos A e O são os mais críticos, de acordo com a instituição.
Para doar sangue, é necessário:
São impeditivos temporários para doação:
São impedimentos definitivos:
Doadoras devem aguardar um intervalo de 90 dias entre doações, com três doações a cada 12 meses, no máximo. Já homens podem doar a cada 60 dias, com quatro doações a cada 12 meses.
Onde é possível doar
No hemocentro de Porto Alegre e nos regionais, o agendamento para doação ser feito no site do Hemocentro. Mais informações podem ser conferidas no WhatsApp (51) 98405-4260 ou no telefone (51) 3336-6755.