Terça-feira, 21 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 22 de maio de 2025
Boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (22) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) elevou de nove para 11 o número de mortes por dengue em Porto Alegre desde o dia 15 de março, quando ocorreu o primeiro caso fatal da doença na cidade em 2025. As duas vítimas mais recentes são homens, ambos idosos e com comorbidades.
O primeiro tinha 84 anos e faleceu em 2 de maio, ao passo que o segundo, de 73 anos, teve o óbito constatado no dia 12. A demora em serem incluídos na estatística se deve à necessidade de testes para confirmação da causa. Outras seis perdas humanas estão sob investigação pela Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS.
Já as confirmações da doença na capital gaúcha apresentam um número acumulado superior a 8 mil, além de ao menos dois casos importados de chikungunya, também transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti (assim como o zika vírus).
Atualizados até 17 de maio, os dados apontam a maior incidência de dengue (por 100 mil habitantes) nos bairros Cascata (Zona Sul), Parque Santa Fé, Passo das Pedras, Floresta e Jardim São Pedro (estes últimos na Zona Norte). A cidade abriga três dos quatro sorotipos da doença.
Os principais sintomas relatados por pacientes são febre, mialgia (dor no corpo) e cefaleia (dor de cabeça). Conforme a Diretoria de Vigilância em Saúde, é importante que todas indivíduos com sintomas como febre acima de 38ºC acompanhada de dor de cabeça e dores no corpo devem procurar atendimento de saúde.
Cuidados preventivos
– Evite manter água parada em ambientes externos, como pátios.
– Descarte o lixo corretamente.
– Verifique se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas.
– Limpe as calhas e coloque telas protetoras nos ralos.
– Trate a água de piscinas, inclusive as infantis.
(Marcello Campos)