Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Com mobilização de 3,3 mil profissionais das forças de segurança, começa no RS mais uma operação “Verão Total”

Compartilhe esta notícia:

Cerca de 3,3 mil servidores das forças de segurança do Rio Grande do Sul estão mobilizados para proporcionar uma temporada mais segura e tranquila para moradores, veranistas e visitantes de praias e balneários gaúchos durante a operação “Verão Total” 2025-2026, que começa neste sábado (13). Participam do trabalho coordenado a Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Esse efetivo se soma ao que já atua habitualmente nos litorais Norte e Sul do Estado. As regiões da Serra, Costa Doce e Fronteira também receberão reforços durante a estação mais quente do ano. Os trabalhos conta com o apoio de mais de 500 viaturas, além de helicópteros para patrulhamento aéreo.

O CBM coordenará a atuação de 930 guarda-vidas, contingente que inclui 638 militares (bombeiros e policiais) e 282 civis temporários. Eles estão presentes em 264 guaritas distribuídas nas praias e balneários de água doce. Na orla, o patrulhamento e orientação a banhistas é reforçado por 18 quadriciclos e 18 motos aquáticas para maior agilidade nos deslocamentos e eventuais salvamentos.

Já a BM enviará 1.028 agentes e 163 viaturas, enquanto a Polícia Civil destinará 1.210 policiais e 296 viaturas. As ações do Detran-RS, por sua vez, envolverão 27 agentes de trânsito e sete veículos, enquanto as do IGP dispõem de 93 servidores e 11 viaturas.

Atenção aos banhistas

Antigamente conhecida como “Operação Golfinho”, a “Verão Total” tem entre suas prioridades a segurança dos banhistas, por meio de uma série de orientações, alertas, salvamentos e outras atividades essenciais. Bombeiros militares disponibilizarão informações sobre condições do mar, indicando áreas seguras para banho e prestando outras orientações essenciais para a segurança aquática.

Com equipes altamente treinadas e equipamentos especializados, o CBMRS estará preparado para agir rapidamente em casos de afogamento, prestando primeiros-socorros para garantir a integridade dos envolvidos.

Além das atividades operacionais, os bombeiros militares divulgarão materiais informativos, como folders, cartilhas e leques, fornecendo instruções de cuidados importantes para os banhistas. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para crianças, auxiliando na prevenção e na resolução de casos de desaparecimento.

O CBMRS dedicará atenção especial ao público infantil por meio do projeto social “Guarda-Vidas Mirim”. Bombeiros militares participarão de palestras educativas, abordando temas de prevenção e cuidados específicos para a segurança das crianças na praia. O objetivo é garantir a segurança imediata e educar as gerações futuras sobre a importância da prevenção.

Secretaria da Segurança Pública

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) estará presente em atividades estratégicas e em ofensivas integradas, como as operações “Desmanche”, “Fios e Cabos” e “Noite Segura”, dentre outras.

O combate à violência contra a mulher, com o Programa de Monitoramento do Agressor, também estará ativo na região do Litoral pelo segundo veraneio consecutivo. Esse programa atua em ações de monitoramento e intervenção em situações envolvendo agressores e vítimas com Medida Protetiva de Urgência (MPU) com uso de monitoramento eletrônico.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul terá mutirão de cirurgias do SUS neste fim de semana
Boletim de balneabilidade aponta 11 locais impróprios para banho no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News