Quinta-feira, 20 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 20 de novembro de 2025
Com mais de 2,8 milhões de pedidos de aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade em análise, a fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) atingiu o patamar mais alto já registrado na história.
Desde o início deste ano, o número de novos pedidos de aposentadorias, pensões e outros benefícios cresceu 23%. A média mensal de solicitações chegou a 1,3 milhão. Metade da fila é para benefício por incapacidade temporária. Os dados foram divulgados pelo INSS.
O tempo médio de espera está em 35 dias. O período é maior no caso de necessidade de perícia médica.
“A grande maioria está aguardando perícia médica. Nossa expectativa, com o novo concurso e a chamada de 500 novos médicos, é que, no caso, a gente consiga resolver em breve. No Benefício de Prestação Continuada, tivemos uma mudança de regra em julho por cálculo da renda. Porque o Benefício de Prestação Continuada a gente precisa idade e renda ou doença e renda. Essa questão da renda está sendo adaptada no sistema. A promessa é que, no final de novembro ou dezembro, a gente já tenha essa possibilidade de utilizar o sistema novo”, disse o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Nesta sexta-feira (21), passa a ser obrigatória a biometria para novos pedidos de aposentadoria. Já para outros benefícios sociais, o governo adiou para maio de 2026 a exigência do cadastro biométrico. É o caso de pedidos de novos benefícios por incapacidade temporária, pensão por morte, seguro-desemprego, abono salarial, Bolsa Família e salário maternidade.