Domingo, 09 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Combate aos efeitos da estiagem é tema de reunião entre governo gaúcho e Federação dos Trabalhadores na Agricultura

Compartilhe esta notícia:

A necessidade de ações para enfrentamento aos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul foi tema de uma reunião em Porto Alegre, nesta semana, entre o governador Eduardo Leite, secretários de Estado e dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). Na pauta do encontro, realizado no Centro Administrativo, a categoria apresentou uma série de reivindicações emergenciais.

A lista inclui o apoio da Defesa Civil para oferta de água potável para o consumo humano e aquisição de bebedouros para animais nos municípios afetados pela falta de chuva, a liberação dos pagamentos do “SOS Estiagem” para agricultores que ficaram de fora das primeiras etapas do programa e a reabertura do período de manifestação de interesse no programa “Troca-Troca de Sementes Forrageiras”, dentre outros tópicos.

Leite ressaltou a importância do diálogo e da interação com as instituições que representam as categorias mais atingidas pela seca: “Para que possamos definir de forma assertiva as ações emergenciais, é preciso interação com aqueles que sofrem com o problema na ponta. Por isso é tão importante esse encontro com a Fetag, que é um órgão com legitimidade para defender os interesses dos produtores rurais. O ajuste das ações emergenciais precisa acompanhar o direcionamento e o conhecimento dos produtores”.

Ele também destacou a mobilização do governo em relação ao tema da estiagem. “Queremos apresentar ainda esta semana um cronograma atualizado com a linha das ações que adotaremos na direção da mitigação dos efeitos da estiagem. O diálogo com a Fetag é importante para que possamos desenvolver esse plano conjuntamente”.

Participaram os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão) Giovani Feltes (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) Luciano Boeira (Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Peritos internacionais concluem que Pablo Neruda foi envenenado
Presidente do Senado defende que não se pode “retroceder” na autonomia do Banco Central
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde