Domingo, 28 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 27 de setembro de 2025
Além de uma programação repleta de atividades, o aniversário de 156 anos do Mercado Público de Porto Alegre (3 de outubro), será celebrado com decoração alusiva à efeméride. A montagem começa neste domingo (28). Pórticos e corredores receberão faixas, bandeirolas e iluminação diferenciada. Também haverá áreas especialmente preparadas para que o público tire fotos e compartilhe nas redes sociais.
As empresas Coca-Cola e Monster foram selecionadas – por meio de edital – para realização do serviço, que resultará em um ambiente comemorativo até o fim de outubro. Em contrapartida, poderão veicular suas marcas na decoração e utilizar em suas peças publicitárias a expressão “Uma empresa parceira de Porto Alegre”, acompanhada do brasão oficial do Município.
“A adesão do setor privado à iniciativa reforça a importância desse símbolo da Capital, que é um centro de compras essencial para os porto-alegrenses e um patrimônio reconhecido em todo o Brasil”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), Élvio Santos.
Cultura
De 2 a 31 de outubro, o Mercado Público receberá apresentações de samba e jazz, além de um concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Também estão previstos uma maratona temática (com os participantes passando por dentro do prédio) e o tradicional bolo de aniversário. Confira, a seguir, os destaques.
–2/outubro, às 15h – Missa em Homenagem ao Mercado.
–3/outubro, às 12h – “Parabéns” com o Concerto Orquestra Jovem do RS e bolo de aniversário.
–3/outubro, às 14h – “Criança Feliz”, com distribuição de lanches no Largo Glênio Peres.
–5/outubro, às 6h – 1º Meia Maratona do Mercado.
–10/outubro, às 19h – “Noite de Samba”.
–17/outubro, às 19h – “Noite de Samba”.
–23/outubro, às 19h – “Noite de Jazz”.
–30/outubro, o dia todo – Celebração de Matriz Africana, em Homenagem ao Mercado.
–31/outubro, o dia todo – “Caminho do Livro”.
Trajetória
Projetado pelo engenheiro Frederico Heydtmann (o mesmo do Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre), o prédio em estilo neoclássico passou por uma série de transformações ao longo das décadas. Também resistiu a quatro grandes incêndios (1912, 1976, 1979 e 2013) e duas megaenchentes (1941 e 2024).
Um dos ”cartões postais” da capital gaúcha, o local recebe diariamente cerca de 100 mil pessoas. Seus corredores e demais espaços abrigam mais de 100 estabelecimentos (e 1,2 mil trabalhadores) que oferecem os mais variados itens.
Na lista estão peixes, carnes nobres, frutas, verduras, ervas, especiarias, grãos, alimentos orgânicos, bebidas, além de artesanato, artigos religiosos e decorativos. Também é lugar de concorridos restaurantes, cafés, lancherias e outros estabelecimentos gastronômicos. Outra atividade são as feiras regulares (pescados, discos de vinil, gibis etc).
No dia 24 de setembro de 2019, após a Assembleia Legislativa aprovar por unanimidade um projeto de lei de autoria do deputado estadual Luiz Marenco (PDT), o local foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. O parlamentar frisou, naquela ocasião, que a iniciativa teve por finalidade “proteger o local contra planos de privatização”.
(Marcello Campos)