Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Home Economia Começa a operar em dez dias um sistema que permite a transferência de dívida de um banco para outro

Compartilhe esta notícia:

A Caixa Econômica Federal foi o primeiro banco a concluir todas as etapas dos testes de portabilidade de crédito pelo Open Finance, passando a oferecer o serviço a partir de 2 de fevereiro. Em testes desde novembro por 26 bancos, o sistema permite aos brasileiros transferir uma dívida de um banco para outro em busca de melhores condições de pagamento.

O Open Finance vai mostrar na tela do celular a comparação entre as propostas dos dois bancos. As operações serão feitas no aplicativo do próprio banco. Aos longo dos próximos meses, outros grandes bancos vão aderir a esse sistema.

A portabilidade de crédito por meio do Open Finance trará maior eficácia no acesso e na troca das informações, que poderão ser compartilhadas de forma segura, ágil, padronizada e digital, eliminando assimetrias de informação e barreiras operacionais e propiciando um processo automatizado e mais eficiente. Ao mesmo tempo, essa modalidade entregará melhor experiência para o cliente, pois a jornada passa a ser totalmente digital, iniciada pelo cliente a partir do seu smartphone e sem necessidade de juntar documentos ou se deslocar para agências e postos de atendimento. O processo também se torna mais transparente, uma vez que os clientes poderão acompanhar o andamento do pedido pelo aplicativo da sua instituição.

“O Open Finance tem crescido de forma relevante e está prestando ótimos serviços para a população, promovendo competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN) de forma simples e eficaz. Agora, trazemos para dentro do sistema o serviço de portabilidade de crédito, o que aumenta as alternativas para os clientes interessados nessa possibilidade”, disse Gilneu Vivan, Diretor de Regulação do BC.

​O diretor lembrou que a jornada digital ao longo de todo o ciclo da portabilidade é de suma importância, pois pode mitigar eventuais erros que possam surgir durante o processo, como de preenchimento de informações, por exemplo, e que acabam inviabilizando a portabilidade de uma operação de crédito.

“Ao mesmo tempo, nós reduzimos o prazo para a portabilidade de operações de crédito via Open Finance para três dias úteis”, completou Vivan.

Implementação

No primeiro momento, o serviço de portabilidade de crédito pelo Open Finance que estará disponível para o público será o de crédito pessoal sem garantia e sem consignação. Em testes, ele poderá ser usado a partir de fevereiro de 2026.

Na sequência, o BC começará a discutir a portabilidade de crédito consignado, inicialmente ao servidor público federal. A previsão é que ela esteja disponível em novembro de 2026.

Na sequência, serão estudadas as disponibilizações, via Open Finance, das demais modalidade de crédito. (Com informações do Banco Central e O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Lei permite que Conselho Federal de Medicina barre registro de médico por nota ruim no Enamed? Especialistas respondem
Consulta por empréstimo consignado do INSS sobe 83,9% após reajuste de valores das aposentadorias
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Conexão Pampa