Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025

Home Bruno Laux Comissão da Câmara aprova restrição à desapropriação de propriedades rurais para reforma agrária

Compartilhe esta notícia:

Desapropriação limitada

A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou nesta quinta-feira o projeto que limita a desapropriação de imóveis rurais invadidos para reforma agrária. O texto, enviado à CCJ, determina que propriedades produtivas só poderão ser desapropriadas quando houver, ao mesmo tempo, uso inadequado dos recursos naturais e desrespeito ao meio ambiente, descumprimento das leis trabalhistas e utilização do solo sem garantir o bem-estar de proprietários e trabalhadores.

Fator favorável

Interlocutores de Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, afirmam que a baixa adesão do PT à votação da PEC da Blindagem contribuiu para que ele pautasse a urgência do PL da Anistia nesta semana. Além de tentar se livrar da pressão bolsonarista sobre o tema, o chefe parlamentar aproveitou para sinalizar insatisfação com o partido do presidente Lula, que contrariou interesses do Centrão na discussão da proposta.

Pauta positiva

Após o avanço da PEC da Blindagem e da urgência do PL da Anistia, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pretende mudar o foco dos trabalhos e engatar pautas mais populares na Casa nos próximos dias. Para a próxima semana, o chefe parlamentar já sinalizou que pretende levar ao colégio de líderes o projeto que amplia a isenção do IR para quem ganha até R$5 mil, relatado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL).

Detalhes da PEC

Atendendo a pedido de mandado de segurança do deputado Kim Kataguiri (União-SP) que questiona a legalidade da “PEC da Blindagem”, o ministro do STF, Dias Toffoli, estabeleceu nesta quinta-feira um prazo de dez dias para que a Câmara explique detalhes sobre a tramitação do texto. Para Kim, há inconstitucionalidade na exigência de votação secreta para autorizar denúncias contra parlamentares, na ampliação do foro privilegiado a presidentes de partidos e na restrição ao acesso à jurisdição.

Decisão final

Para o vice-presidente Geraldo Alckmin, o Judiciário será responsável pela decisão final sobre o futuro da anistia aos condenados por atos golpistas. Em viagem a Fortaleza nesta quinta-feira, o número dois do Planalto evitou se aprofundar quando questionado sobre o assunto, mas destacou a separação entre os Poderes e pontuou que “ninguém está acima da lei”.

Visto estadunidense

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta quinta-feira (18) o visto de entrada nos Estados Unidos, onde acompanhará o presidente Lula entre os dias 20 e 24 de setembro, em Nova York. Último integrante da comitiva brasileira a obter a autorização, Padilha já havia afirmado não estar “nem aí” para o documento.

Presença facultativa

A CPMI do INSS decidiu nesta quinta-feira que convidará o advogado-geral da União, Jorge Messias, o ministro da CGU, Vinicius Marques e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, para oitivas no Congresso. A ideia de convocação – que obriga o comparecimento à comissão -, inicialmente cotada pelo grupo, foi descartada pelo presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Isenção para Datacenters

Visando atrair centrais de dados para o Brasil, o governo federal publicou nesta quinta-feira uma Medida Provisória que institui o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter. A matéria estabelece, entre outras ações, a redução a zero dos impostos federais sobre servidores, armazenamento, rede, refrigeração e outros equipamentos de datacenter, além de estimular o uso de componentes fabricados no Brasil.

Valores a devolver

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) solicitou atenção do Senado nesta semana à tramitação do projeto de lei de sua autoria que obriga os bancos a comunicarem pessoas físicas e jurídicas sobre valores a serem devolvidos. O parlamentar propõe a medida como garantia de transparência e acesso a recursos que permanecem retidos em bancos, como saldos residuais em contas.

Suplementos de risco

Nutricionistas reunidos nesta quinta-feira na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara alertaram que o consumo desenfreado de suplementos alimentares sem acompanhamento profissional e a venda de produtos sem controle pela internet podem acarretar riscos graves à saúde. Os especialistas defenderam a adoção de uma regulação forte do setor, complementada por monitoramento de mercado, para coibir fraudes e proteger os consumidores.

Estimativas distintas

Divulgado nesta quinta-feira, o Relatório de Acompanhamento Fiscal de Setembro da Instituição Fiscal Independente do Senado apresenta projeções mais cautelosas que as do governo para o desempenho da economia brasileira em 2026. O texto estima crescimento de 1,7% do produto interno bruto e inflação de 4,3% para o próximo ano, enquanto o Projeto de Lei Orçamentária Anual do Executivo prevê alta de 2,4% no PIB e inflação de 3,6%.

Vidas que Ficam

Começou a ser analisada pela Câmara de Porto Alegre a proposta legislativa do vereador Marcelo Bernardi (PSDB) que institui na Capital a Política Municipal de Acolhimento a Pessoas Enlutadas por Suicídio – Vidas que Ficam. A ser executada por meio de ações intersetoriais, a medida propõe a oferta de apoio psicológico, social e informativo a familiares, amigos e demais pessoas afetadas por perdas decorrentes de suicídio.

Serviço gravado

O Legislativo da Capital aprovou nesta semana o projeto de lei complementar que obriga os estabelecimentos comerciais que oferecem banho e tosa em cães e gatos domésticos a filmarem e armazenarem as imagens dos procedimentos. Apresentada pelo vereador José Freitas (Republicanos), a iniciativa estabelece que as gravações, que estarão disponíveis para acesso dos tutores dos pets, sejam armazenadas por sete dias a contar da retirada do animal.

Mobilidade alternativa

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre apresenta nesta sexta-feira o primeiro ônibus elétrico articulado do município. Em paralelo ao lançamento, o prefeito Sebastião Melo anunciará novos investimentos para o transporte público da Capital.

Visita espanhola

Presidente da Assembleia Legislativa do RS, o deputado estadual Pepe Vargas (PT) recebeu nesta semana a visita do novo cônsul-geral da Espanha em Porto Alegre, Tomás Miquel Riba Núñez. O encontro foi pautado por temas relacionados à política, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e aproximação nas relações entre o Estado e o país europeu.

@obrunolaux

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Willians saiu da CPMI tão suspeito quanto “Careca”
Casa Civil do Estado anuncia prazo para regulamentar lei contra venda de produtos de contrabando no RS
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias