Sábado, 18 de Outubro de 2025

Home Economia Comitê da Petrobras aprova currículo de Magda Chambriard; Conselho de Administração vota na sexta

Compartilhe esta notícia:

A Petrobras informou, nesta quarta-feira (22), que o Comitê de Pessoas de seu Conselho de Administração, que funciona como Comitê de Elegibilidade (Celeg), concluiu a análise da indicação da Magda Chambriard para os cargos de conselheira de administração e de presidente da companhia.

Para o Celeg, a indicação “preenche os requisitos necessários” previstos nas regras de governança da companhia e na legislação aplicável e está apta para ser apreciada pelo conselho de administração, sendo, portanto, elegível para ambos os cargos.

Magda foi indicada para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a demissão de Jean Paul Prates, na semana passada. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a troca se deve à vontade do presidente em acelerar os investimentos da estatal.

A próxima reunião do Conselho de Administração da companhia está agendada para a sexta-feira (24) e, na ocasião, será apreciada a nomeação de Magda como membro do conselho e presidente da Petrobras.

Magda Chambriard servirá no conselho até a primeira Assembleia Geral que vier a ocorrer, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim, reforçou a Petrobras.

Quem é Magda Chambriard

Com 40 anos de experiência no setor de óleo e gás, Magda é defensora da necessidade de o Brasil explorar petróleo em novas áreas, incluindo a Margem Equatorial e a Bacia de Pelotas.

“O boom do pré-sal acabou. É hora de buscar novas fronteiras, para que o Brasil possa continuar produzindo petróleo”, disse ela à “Bloomberg” em uma entrevista em dezembro do ano passado.

Chambriard também é uma apoiadora de mais investimentos no refino de petróleo nacional e quer ver mais commodities processadas no Brasil, em vez de exportadas como matérias-primas.

“Essa indústria deu certo no Brasil porque todos os legisladores, todo o Executivo, Federal, Municipal, Estadual, quis que desse certo.

Magda se coloca como defensora do papel social da Petrobras. Em entrevista à TV Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), concedida em 2021, ela referiu-se à petroleira como uma “via de mão dupla”.

“A sociedade não espera uma retribuição ipsis literis de tudo o que ela [Petrobras] fez, mas quer ter retorno, sim, do desenvolvimento proporcionado por essa indústria”.

A consultora mencionou, como exemplo, o papel do transporte e energia no mercado de trabalho.

“Para cada emprego direto na indústria do petróleo, tínhamos 8,25 empregos entre indiretos e induzidos. Isso significa que toda vez que você agrega um emprego novo na indústria do petróleo, você gera outros quase 10 ao redor dessa região, porque a produção de energia primária do mundo ainda é 84% resultante do combustível fóssil, isso quer dizer petróleo, gás natural e carvão”, disse à Alerj.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Mais de 40 estradas gaúchas permanecem com trechos sob bloqueio total ou parcial. Confira as principais pontos
Após unanimidade na Justiça Eleitoral, PT diz que não recorrerá no Supremo por cassação do senador Sérgio Moro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News