Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025

Home Porto Alegre Comportas do sistema contra enchentes em Porto Alegre são reforçadas

Compartilhe esta notícia:

Com a elevação do níveis do Guaíba nos últimos dias, a prefeitura de Porto Alegre iniciou nessa sexta-feira (27) o reforço das estruturas temporárias de proteção montadas com sacos de areia nas comportas 9, 11, 13 e 14 do sistema de contenção contra enchentes. O material é compactado com argila, formando pequenos diques nas estruturas, em obras desde o início do mês.

A tarefa é realizada por equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). “O objetivo é proporcionar maior tranquilidade à população, em especial com a chuva intensa que está prevista para o fim de semana”, explica o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.

Das 14 comportas existentes no sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre até o ano passado, três foram fechadas em definitivo e quatro reformadas. Outras sete têm obras em andamento: as passagens 8, 9, 10 e 13 serão fechadas em definitivo, enquanto as comportas 11, 12 e 14 serão substituídas por estruturas novas.

Localização

Localizado principalmente na região do Cais Mauá (Centro Histórico) e ao longo da avenida Castelo Branco (Centro–Zona Norte), o sistema de proteção contra cheias da capital gaúcha abrange 14 comportas. Algumas estão em processo de reforma ou fechamento definitivo.

– Unidades 11, 12, 13 e 14: avenida Castelo Branco (Centro–Zona Norte).
– Unidade 4: no principal portão de acesso ao Cais Mauá (Centro Histórico). A estrutura é móvel e pode ser fechada quando necessário.
– Unidade 1: próxima à Usina do Gasômetro (Centro Histórico). Passou por reformas e permanece móvel.
– Unidade 2: junto ao Cais Embarcadero. Também foi reformada e permanece móvel.

Outras comportas, como a de número 3 e algumas da Avenida Mauá, foram fechadas com o uso concreto armado, enquanto outras são móveis e podem ser encerradas em situações de alerta. O sistema contra cheias conta, ainda, com diques e casas de bomba.

Próximos dias

De acordo com os principais serviços de meteorologia, Porto Alegre deve registrar cerca de 100 milímetros de chuva ao longo deste sábado (28) e domingo. Também são esperadas precipitações volumosas em rios afluentes do Guaíba, o que aumenta as chances de elevação do nível da água na próxima semana e, com isso, o risco de inundações.

A situação foi discutida na tarde passada pelo prefeito Sebastião Melo com a Comissão Permanente de Acompanhamento de Emergências (Copae). Ele declarou:

“Convocamos uma nova reunião com os órgãos de serviços e de segurança da prefeitura, do Estado e da União para reforçar a mobilização diante do alerta de temporal previsto para o fim de semana. Continuamos monitorando de forma permanente a situação das chuvas e da bacia hidrográfica. Todas as atualizações serão comunicadas com agilidade e transparência pelos canais oficiais da prefeitura para reduzir os riscos à população”.

Na região das ilhas, a Defesa Civil mantém um posto avançado na Ilha da Pintada, com apoio do Exército, Marinha, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros, além de forças de segurança pública. Servidores atuam diariamente na região, realizando o resgate de pessoas e animais.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo número 193, os serviços da prefeitura através do 156 e, para questões relacionadas ao trânsito, a EPTC pelo número 118.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ônibus solidário de Porto Alegre transporta quase 500 passageiros em uma semana
DMLU faz limpeza no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, neste domingo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde