Terça-feira, 21 de Outubro de 2025

Home Porto Alegre Concerto da Ospa homenageia nesta sexta-feira o flautista e compositor Pedrinho Figueiredo

Compartilhe esta notícia:

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta às 20h desta sexta-feira (9) um concerto especial dedicado a um dos grandes nomes da música instrumental no Rio Grande do Sul: o flautista, saxofonista, compositor e arranjador Pedrinho Figueiredo. Intitulado “De Lá Para Cá”, o espetáculo tem regência do maestro Manfredo Schmiedt e participação do próprio homenageado como solista.

Também estarão no palco dois convidados de peso: o renomado gaiteiro Renato Borghetti e o guitarrista Daniel Sá, parceiros de longa data de Pedrinho. Os ingressos estão à venda no site sympla.com.br.

No programa, estarão presentes peças como “Primeira Impressão”, “Brincando com Notas”, “Quarto do Bebê” e medleys com obras de autores como Pery Souza, Jerônimo Jardim, Luiz Carlos Borges, Alegre Corrêa, Paulo Dorfman e Borghetti.

O concerto “De Lá para Cá” será também o reencontro do músico com a Ospa, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac): além de ter atuado como arranjador, foi solista em um concerto na década de 1980 e estreou com a Orquestra a peça sinfônica “Lua Rosa” (2017), de sua autoria.

A trajetória de Pedrinho Figueiredo também será comentada pelo músico, jornalista e pesquisador Arthur de Faria, em mais uma edição do projeto “Notas de Concerto”. A partir das 19h, ele recebe o público na Sala de Recitais para uma palestra sobre o artista e obra que estarão no palco logo em seguida. Tanto o show quando a palestra também serão transmitidas ao vivo pelo canal da Ospa no site de vídeos youtube.com.

Trajetória

Com 60 anos de idade e quatro décadas de carreira, Pedrinho já participou de cerca de mil músicas em mais de 400 discos, criou mais de 800 arranjos orquestrais e colaborou com artistas como Vitor Ramil, Ivan Lins, MPB4 e Lenine. Ele integra o grupo de Renato Borghetti há 35 anos e com ele já realizou turnês em mais de 40 países.

Pedrinho nasceu em Teresópolis (RJ) e mora desde 1981 em Porto Alegre, de onde tem colocado seu talento a serviço da música gaúcha e transitado com fluidez entre o erudito, popular e regional: “Iniciei meu aprendizado com professores que não faziam distinção entre os estilos, felizmente, e atuavam nas salas de concerto de São Paulo e Rio e nas rodas de choro e serenatas”.

Para o maestro Manfredo Schmiedt, trata-se de um artista fora do comum nas diversas áreas em que atua: “Recentemente, tive o privilégio de dividir o palco com ele em uma série de concertos com a UCS Orquestra no projeto ‘Bossa Nova no RS’, uma experiência maravilhosa. Ao assumir a direção artística da Ospa, percebi que seria incrível oferecer ao nosso público a oportunidade de vivenciar um concerto que conta um pouco da bela trajetória dele aqui no Sul”.

Ele acrescenta: “Hoje, com 60 anos, a minha música reflete o que aprendi sobre a Cultura do Rio Grande do Sul, com sua influência platina, e mistura com minhas raízes”. Ao escolher o repertório, Pedrinho elegeu compositores com quem trabalhou diretamente e seguem exercendo grande influência na sua obra.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Cercamento eletrônico: doação permite que Porto Alegre substitua equipamentos danificados pelas enchentes
Zona Norte de Porto Alegre terá local para atendimento de pessoas com sintomas de dengue neste fim de semana
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News