Domingo, 20 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de fevereiro de 2024
Está marcado para as 10h desta terça-feira (6) na Bolsa de Valores de São Paulo o leilão do contrato de concessão do Cais Mauá, um dos “cartões-postais” de Porto Alegre. Um consórcio manifestou interesse na licitação, que prevê a gestão do local por um período de 30 anos, mediante contrapartidas como investimento de R$ 353 milhões na revitalização da área durante o período.
Conforme os termos propostos pelo governo gaúcho, dono do local, quem assumir o Cais terá que reestruturar os armazéns e o pórtico central (tombados) e revitalizar as docas já nos cinco primeiros anos de concessão do trecho, com 3 quilômetros e área de 181 mil metros-quadrados, desde a Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária, ambos no Centro Histórico.
Os 12 armazéns e as três docas poderão ser utilizadas para edificações de uso residencial ou empresarial. “A livre circulação de pessoas está garantida e será proibida a cobrança de ingresso para acessar o cais a pé”, garante o governo do Rio Grande do Sul. “Outros detalhes serão apresentados após o leilão.”
Governador e prefeito
Antes de embarcar para a capital paulista, onde acompanhará a sessão, o governador Eduardo Leite declarou: “A parceria público-privada tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável e o resgate da relação histórica do local com o Guaíba”.
O prefeito Sebastião Melo e seu vice Ricardo Gomes também estarão presentes. Com a ausência de ambos, o comando do Executivo municipal será exercido ao longo do dia pelo presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Pinheiro.
(Marcello Campos)
No Ar: Pampa Na Tarde