Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2022

Home Porto Alegre Concluída a obra civil da Estação Cidadania Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura de Porto Alegre concluiu nesta quarta-feira (22), a obra civil da Estação Cidadania Lomba do Pinheiro. A conclusão foi celebrada através da assinatura, por parte da Smoi (Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura), do termo de recebimento provisório da obra pela empresa executora.

A partir de agora, o espaço passa a ser administrado pela SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), que irá equipar, inaugurar e contratualizar sua gestão.

A obra faz parte de um programa do governo federal vinculado ao Ministério da Cidadania e conta com investimento de R$ 1.389.223,43, sendo destes R$ 470.215,73 de contrapartida da prefeitura. “É um dia muito feliz para todos nós. Estamos concluindo esta obra que há muito tempo a Lomba do Pinheiro precisava e merecia.

São ao todo 1.197,46 metros quadrados de área construída, de um belo complexo multicultural”, afirma o secretário da Smoi, Pablo Mendes Ribeiro. “O nosso compromisso é com as entregas. Mais importante do que a obra civil é a obra da vida das pessoas. Todos os nossos investimentos em obras e infraestrutura têm o mesmo objetivo: transformar a vida dos porto-alegrenses!”, concluiu.

A construção contempla dois prédios de atividades, uma pracinha com brinquedos e peças para ginástica, uma pista de skate, uma quadra coberta com marcação para jogos de vôlei e uma pista de caminhada com piso de concreto. O espaço conta também com salas para biblioteca, telecentro, auditório para 60 pessoas, salas multiuso, copa e sanitários. A obra recebeu ainda a instalação de piso-tátil, rampas e adaptações visando à acessibilidade universal.

“Estamos criando aqui novas possibilidades de proteção social. O nosso papel é acolher o principal ativo: as pessoas. Esse espaço pretende fazer parte da comunidade, com cultura, esporte, lazer, convivência”, destaca o secretário da SMDS, Leo Voigt, que coordenará a gestão do equipamento.

“O Estação Cidadania será aberto para a comunidade já em 2022. Um edital de contratualização será lançado, possibilitando que uma entidade da sociedade civil tenha a possibilidade de promover oficinas e garantir segurança, zeladoria e manutenção do espaço”, afirma.

Histórico

A obra, localizada na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, foi iniciada em dezembro de 2013 e paralisada em dezembro de 2015, com 75% da obra executada e sem motivo justificado pela construtora MFHP Engenharia Ltda.

A prefeitura entrou com ação judicial contra a construtora em três oportunidades, tendo ganho de causa em ambas. A construção foi então retomada em agosto de 2019, com prazo de conclusão para março de 2020.

Devido à necessidade de adequações contratuais e de serviços, o cronograma da obra foi prejudicado e o prazo prorrogado. Após a superação dos entraves contratuais e a quitação dos valores devidos à executora, a obra avançou durante o ano de 2021, sendo concluída.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Delegados da Receita Federal entregam cargos, após decisão de reajuste para policiais
Organização Mundial da Saúde adverte que nenhum país sairá da pandemia do coronavírus com reforço de vacinação
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde