Domingo, 11 de Maio de 2025

Home Porto Alegre Confira os locais de Porto Alegre com presença do radar móvel da EPTC até o próximo domingo

Compartilhe esta notícia:

Entre esta segunda-feira (12) e o próximo domingo (18), a a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza em Porto Alegre mais uma operação “Radar”, iniciativa destinada para coibir excessos de velocidade e outras infrações associadas ao risco de acidentes de trânsito. A estratégia abrange diversas vias durante manhãs, tardes e noites, por meio do uso de equipamentos portáteis.

Definidos com base em estudos técnicos, os pontos desta etapa estão localizados nas seguintes avenidas e ruas:

– Assis Brasil.

– Baltazar de Oliveira Garcia

– Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva).

– Bento Gonçalves.

– Borges de Medeiros.

– Dante Ângelo Pilla.

– Diário de Notícias.

– Ernesto Neugebauer.

– Ipiranga.

– Juca Batista.

– Nilo Peçanha.

– Padre Cacique.

– Plínio Kroeff.

– Salvador França.

– Sertório.

– Severo Dullius.

– Tarso Dutra.

– Dom Pedro II.

– Pereira Franco.

Critérios

De acordo com a EPTC, os pontos de fiscalização, que utilizam equipamentos portáteis de medição de velocidade, são definidos com base em estudos técnicos. Para dar maior transparência às ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEV) do tipo portátil (radar), Fixo Redutor (lombada eletrônica) e do tipo Fixo Controlador (pardal) estão disponíveis para consulta no portal eptctransparente.com.br.

Os locais também são informados pelo aplicativo Waze. Os pontos aparecerão com o ícone de polícia, acompanhado da descrição “radar móvel” e da informação sobre a velocidade máxima permitida na via. Além disso, as localizações continuarão sendo divulgadas pelos canais oficiais da prefeitura.

Infrações

Durante o período de 28 de março a 4 de maio (estatística mais recente), a EPTC realizou 102 operações com radares portáteis, fiscalizando 34.009 veículos em diferentes ruas e avenidas da cidade. Ao menos 18 condutores foram autuados por trafegarem acima de 100 km/h — infração gravíssima, passível de multa de R$ 880 e suspensão do direito de dirigir.

Os casos mais severos envolveram o uso de motocicletas, uma das quais passou pelo equipamento a 155 km/h na Avenida Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva), no bairro Praia de Belas. Outra foi flagrada a 138 km/h na avenida Ipiranga, em frente ao campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Situações semelhantes foram registradas na Assis Brasil (120 km/h e 111 km/h) e Salvador França (113 km/h).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Número de interessados em comprar imóveis em Porto Alegre mais do que dobra após mudanças no Minha Casa, Minha Vida
Compra de vagas em colégios particulares pela prefeitura de Porto Alegre passa a incluir alunos de pré-escola
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde