Domingo, 11 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 10 de maio de 2025
Entre esta segunda-feira (12) e o próximo domingo (18), a a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza em Porto Alegre mais uma operação “Radar”, iniciativa destinada para coibir excessos de velocidade e outras infrações associadas ao risco de acidentes de trânsito. A estratégia abrange diversas vias durante manhãs, tardes e noites, por meio do uso de equipamentos portáteis.
Definidos com base em estudos técnicos, os pontos desta etapa estão localizados nas seguintes avenidas e ruas:
– Assis Brasil.
– Baltazar de Oliveira Garcia
– Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva).
– Bento Gonçalves.
– Borges de Medeiros.
– Dante Ângelo Pilla.
– Diário de Notícias.
– Ernesto Neugebauer.
– Ipiranga.
– Juca Batista.
– Nilo Peçanha.
– Padre Cacique.
– Plínio Kroeff.
– Salvador França.
– Sertório.
– Severo Dullius.
– Tarso Dutra.
– Dom Pedro II.
– Pereira Franco.
Critérios
De acordo com a EPTC, os pontos de fiscalização, que utilizam equipamentos portáteis de medição de velocidade, são definidos com base em estudos técnicos. Para dar maior transparência às ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEV) do tipo portátil (radar), Fixo Redutor (lombada eletrônica) e do tipo Fixo Controlador (pardal) estão disponíveis para consulta no portal eptctransparente.com.br.
Os locais também são informados pelo aplicativo Waze. Os pontos aparecerão com o ícone de polícia, acompanhado da descrição “radar móvel” e da informação sobre a velocidade máxima permitida na via. Além disso, as localizações continuarão sendo divulgadas pelos canais oficiais da prefeitura.
Infrações
Durante o período de 28 de março a 4 de maio (estatística mais recente), a EPTC realizou 102 operações com radares portáteis, fiscalizando 34.009 veículos em diferentes ruas e avenidas da cidade. Ao menos 18 condutores foram autuados por trafegarem acima de 100 km/h — infração gravíssima, passível de multa de R$ 880 e suspensão do direito de dirigir.
Os casos mais severos envolveram o uso de motocicletas, uma das quais passou pelo equipamento a 155 km/h na Avenida Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva), no bairro Praia de Belas. Outra foi flagrada a 138 km/h na avenida Ipiranga, em frente ao campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Situações semelhantes foram registradas na Assis Brasil (120 km/h e 111 km/h) e Salvador França (113 km/h).
(Marcello Campos)
No Ar: Pampa Na Tarde