Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 10 de outubro de 2025
O Congresso do Peru aprovou por unanimidade, na madrugada desta sexta-feira (10), o afastamento da presidente do país, Dina Boluarte. Ela é acusada de “incapacidade moral”.
O chefe do Congresso, José Jerí, assumiu a presidência do Peru interinamente em cerimônia realizada logo após a votação.
O pedido de afastamento aprovado menciona graves acusações de corrupção contra Boluarte, incluindo o caso “Rolexgate”, que investiga uma coleção de relógios de luxo não declarados às autoridades. O texto foi assinado por 34 congressistas de diferentes partidos.
Em seu discurso, o novo presidente interino disse que tem o objetivo de fazer um governo de reconciliação e declarou guerra contra o crime. “O principal inimigo está lá fora, nas ruas: as gangues criminosas”, afirmou.
Ele tem 38 anos e é membro do partido conservador Somos Peru. Jerí é o sétimo presidente do país desde 2016. As novas eleições estão marcadas para abril de 2026.
O mandato de Boluarte terminaria em 28 de julho do ano que vem. Jerí afirmou que defenderá a soberania do Peru e entregará o poder ao vencedor das próximas eleições.
Após a votação no Congresso, Boluarte fez um pronunciamento destacando as conquistas da sua administração: “Não pensei em mim mesma, mas nos peruanos”.
Ela tem 63 anos e assumiu a presidência em dezembro de 2022, após a destituição e prisão de Pedro Castillo, que havia tentado dissolver o Congresso.
Boluarte enfrentou forte rejeição popular — sua aprovação variava entre 2% e 4% — e responde a denúncias de enriquecimento ilícito. Em julho, ela dobrou o próprio salário, o que ampliou as críticas ao governo.