Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de novembro de 2025
Durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas), que começará na segunda-feira (10) em Belém (PA), o Brasil vai apresentar uma das suas principais apostas para o futuro do clima: o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).
A iniciativa, liderada pelo País e construída em parceria com outras dez nações, quer criar um mecanismo permanente de financiamento para proteger, restaurar e valorizar as florestas tropicais em todo o planeta.
O TFFF reúne governos, empresas e organizações internacionais em um modelo inovador que prioriza investimentos sustentáveis. O Banco Mundial foi autorizado a atuar como administrador interino e a hospedar o secretariado do fundo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a decisão “transforma o TFFF de uma ideia em uma realidade plenamente operacional”. A iniciativa será lançada oficialmente durante a COP30, em Belém.
O fundo, anunciado na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, poderá gerar cerca de US$ 4 bilhões por ano, quase três vezes o volume atual de financiamento internacional para florestas.
O TFFF também foi desenhado para beneficiar os povos indígenas e comunidades tradicionais. Pelo menos 20% dos recursos anuais serão destinados diretamente a essas populações.
Segundo fontes do governo, Alemanha, Noruega, Reino Unido, França, Estados Unidos e Emirados Árabes devem anunciar contribuições ao fundo.
Países que não cumprirem os requisitos de preservação serão penalizados, com redução ou suspensão do repasse de recursos. A punição será equivalente a 100 vezes o valor que seria recebido – ou US$ 400 por hectare desmatado.