Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026

Home Variedades Conquistas no Globo de Ouro rendem homenagens

Compartilhe esta notícia:

A con­sa­gra­ção de mais um filme bra­si­leiro no exte­rior seguiu movi­men­tando as redes soci­ais. A atriz Fer­nanda Tor­res fez ques­tão de para­be­ni­zar Wag­ner Moura, que con­quis­tou a esta­tu­eta de ‘Melhor Ator de Filme em Drama’, no Globo de Ouro, e Kle­ber Men­donça Filho, dire­tor de ‘O Agente Secreto’, longa ven­ce­dor da cate­go­ria ‘Melhor Filme de Lín­gua Não-Inglesa’, na pre­mi­a­ção rea­li­zada em Los Ange­les, nos Esta­dos Uni­dos, no último domingo.

“Eu estou do outro lado do mundo, mas acor­dei hoje com essa notí­cia mara­vi­lhosa, que o meu irmão, esse bai­ano ses­troso, Wag­ner, está com o globo dou­rado na mão. E que o Kle­ber, essa flor do Nor­deste, esse cara “arre­tado” de Per­nam­buco, levou o melhor filme, ‘O Agente Secreto’. Coisa mais linda do mundo. Dois anos segui­dos o Bra­sil arra­sando em La la Land. Quero dese­jar tudo de bom. Kle­ber, Wag­ner, Alice (Car­va­lho), todo mundo aí”, disse Fer­nanda.

No ano pas­sado, ela ven­ceu na cate­go­ria ‘Melhor Atriz em Filme de Drama’ por inter­pre­tar Eunice Paiva no longa ‘Ainda Estou Aqui’, de Wal­ter Sal­les, que con­quis­tou o Oscar de ‘Melhor Filme Inter­na­ci­o­nal’.

A atriz ainda agra­de­ceu o ‘san­ti­nho’ que fize­ram com a foto dela e que tinha a men­sa­gem: “Uma Fer­nanda Tor­res da Sorte para abrir os cami­nhos e lem­brar que a vida presta”. Os ato­res do filme ganha­ram o mimo antes da pre­mi­a­ção. “Eu que­ria agra­de­cer pelo san­ti­nho que fize­ram de mim. Cara, eu fiquei emo­ci­o­na­dís­sima com essa home­na­gem, a mais linda que eu pode­ria ganhar. Vocês mere­cem tudo!”.

O san­ti­nho com o rosto da atriz foi feito pela desig­ner Sophia Andre­azza, de Soro­caba (SP), que come­mo­rou muito em seu per­fil no Ins­ta­gram: “A arte feita por artis­tas de ver­dade importa. A cul­tura bra­si­leira é gigante. Tô muito feliz e emo­ci­o­nada! Todas as coi­sas lin­das que são fei­tas no mundo pas­sam por mui­tas mãos e por mui­tos olhos, e é sem­pre muito deli­ci­oso, e às vezes ina­cre­di­tá­vel, ver meu traço e meu olhar par­ti­ci­pando de momen­tos tão lin­dos e espe­ci­ais como esse”.

O pre­si­dente Luiz Iná­cio Lula da Silva (PT) tam­bém cele­brou, na madru­gada de ontem, as vitó­rias do Bra­sil no Globo de Ouro, em Los Ange­les. “O cinema bra­si­leiro mais uma vez no topo do mundo!”, escre­veu no X (antigo Twit­ter). “Como o pró­prio Wag­ner tem dito, o cinema bra­si­leiro vem mobi­li­zando a aten­ção e o res­peito das pes­soas em todas as regi­ões, e tem sido um sím­bolo impor­tante da volta da valo­ri­za­ção dos artis­tas em nosso país. Viva a cul­tura bra­si­leira!”, con­ti­nuou o pre­si­dente.

No Globo de Ouro, ‘O Agente Secreto’ tam­bém con­cor­ria como ‘Melhor Filme de Drama’, mas foi des­ban­cado por ‘Ham­net’. Wag­ner, de 49 anos, con­cor­reu à esta­tu­eta com Joel Edger­ton, Oscar Isaac, Dwayne John­son, Michael B. Jor­dan e Jeremy Allen White. Com a vitó­ria, o artista se tor­nou o pri­meiro ator bra­si­leiro a ven­cer na cate­go­ria.

Em seu dis­curso, o Wag­ner exal­tou o dire­tor e a pro­du­ção. “Kle­ber Men­donça Filho, você é um gênio e você é meu irmão. ‘O Agente Secreto’ é um filme sobre a falta de memó­ria e o trauma gera­ci­o­nal. Penso que se o trauma pode pas­sar de gera­ção em gera­ção, valo­res tam­bém podem”, disse o ator, em inglês.

O dire­tor Kle­ber Men­donça Filho rece­beu o prê­mio de ‘Melhor Filme em Lín­gua Não-Inglesa’ dado ao ‘O Agente Secreto’. O dire­tor deu um ‘oi’ para os bra­si­lei­ros que assis­tiam à pre­mi­a­ção e fez uma série de agra­de­ci­men­tos.

“Agra­de­cer à nossa equipe e ao elenco mara­vi­lhoso. Obri­gado, Wag­ner Moura. As melho­res coi­sas acon­te­cem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu tenho a grande honra de estar nesse grupo de lín­gua não-inglesa. Eu dedico este prê­mio aos jovens dire­to­res. Este é um momento muito impor­tante para se fazer fil­mes, aqui nos Esta­dos Uni­dos e no Bra­sil”, afir­mou. Essa é a pri­meira vez em 27 anos que o Bra­sil ganhou nesta cate­go­ria, após a vitó­ria de ‘Cen­tral do Bra­sil’ (1999).

O filme

Ambi­en­tado em 1977, durante a dita­dura mili­tar, ‘O Agente Secreto’ acom­pa­nha Mar­celo (Wag­ner Moura), um cien­tista res­pon­sá­vel por um labo­ra­tó­rio em uma uni­ver­si­dade pública de Per­nam­buco. Ao con­tra­riar inte­res­ses de um repre­sen­tante da indús­tria de ener­gia, ele se torna alvo de per­se­gui­ção e ame­aça de morte, sendo for­çado a se escon­der. O longa foi esco­lhido pelo Bra­sil para repre­sen­tar o país no Oscar.

Comemoração com samba

Após con­quis­tar o Globo de Ouro, Wag­ner Moura sam­bou muito, na madru­gada de ontem, durante uma come­mo­ra­ção nos EUA. Em um vídeo publi­cado pelo dire­tor do longa, Kle­ber Men­donça Filho, o ator se esbalda ao som de ‘Não Deixe o Samba Mor­rer’, de Alci­one. Nas ima­gens é pos­sí­vel ver a atriz Alice Car­va­lho, que inte­gra o elenco.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Conquistas no Globo de Ouro rendem homenagens
Atenção motoristas: rodovias federais do RS terão manutenção a partir desta sexta
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde