Terça-feira, 21 de Outubro de 2025

Home Economia Conselho aprova redução da taxa do consignado para aposentados e pensionistas do INSS

Compartilhe esta notícia:

O CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) aprovou nesta quinta-feira (17), por 14 votos a 1, a redução da taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

O teto dos juros passará de 1,97% ao mês para 1,91% no caso do empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento. Já o limite de juros para a modalidade de cartão de crédito passará de 2,89% para 2,83%.

Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, se o Copom (Comitê de Política Monetária) continuar reduzindo a taxa básica de juros da economia, a Selic, o CNPS pode reduzir novamente o teto do consignado para beneficiários do INSS.

“Combinado com Ministério da Fazenda, Banco do Brasil e Caixa Econômica, estamos propondo taxa de 1,91% para o consignado, e 2,83% para o cartão de crédito consignado, com reforço de que se a próxima reunião do Banco Central baixar a taxa de juros [Selic], nós nos reuniremos para baixar novamente [teto do consignado]”, disse Lupi na reunião.

O ministro também comentou a decisão em rede social: “Medida vai de encontro à redução da taxa básica dos juros, feito recentemente pelo Banco Central e teve 13 votos favoráveis e apenas um contrário”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Hacker Walter Delgatti aceita fazer acareação com Bolsonaro para comprovar denúncias
Copa do Mundo Feminina de 2023 bate recorde de audiência da Olimpíada de Sidney, de 2000
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias