Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Conselho de Medicina do Rio Grande do Sul já registrou neste ano mais de 250 profissionais formados no Exterior

Compartilhe esta notícia:

De janeiro e junho, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) registrou 255 médicos brasileiros ou estrangeiros formados no Exterior. A maioria é composta de profissionais oriundos de países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Venezuela.

Todos obtiveram aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) e solicitaram o registro para atuação em território gaúcho. Esse procedimento é fundamental para a prestação de assistência à população, assim como a inscrição no Estado.

“O Cremers tem lutado firmemente para combater a atuação irregular e garantir a prática da boa medicina”, ressalta a entidade.

Tramitação

Elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, o Revalida é obrigatório para que qualquer médico formado fora do País obtenha o registro e exerça a profissão. Isso vale para brasileiros ou não.

Sua aplicação abrange duas etapas. Na primeira é realizada uma prova teórica e de caráter eliminatório, ao passo que na segunda os aprovados são submetidos a exame prático. Quem recebe o sinal-verde pode solicitar registro no Conselho Regional do Estado onde pretende trabalhar.

Conforme a legislação nacional, o requerimento precisa ser acompanhado da prova de revalidação do diploma. Após o encaminhamento da documentação, a colação de grau e a revalidação são confirmadas pelo órgão junto à respectiva universidade.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Produção de veículos no Brasil tem tombo de 17% em junho, após fechamento de cinco fábricas
Haddad defende Tarcísio; Bolsonaro se diz “chateado”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada