Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 26 de dezembro de 2021
Promovida pelo governo do Rio Grande do Sul, a Consulta Popular de 2021 recebeu 112.496 mil votos por meio de aplicativo. O processo foi realizado pela primeira vez em uma plataforma totalmente digital e já em sua primeira etapa, recebeu aproximadamente mil sugestões.
As propostas foram selecionadas e, com base em critérios técnicos como viabilidade de execução, orçamento e competência, foram submetidas à apreciação dos cidadãos com direcionamento automático para a cédula de cada um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) correspondente.
Neste ano, foram disponibilizados R$ 30 milhões distribuídos de acordo com critérios como população da região e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico.
Um dos destaques da opção pelo aplicativo para realização da Consulta foi a segurança na votação. Como há a exigência de CPF e título de eleitor para realizar o cadastro, a ferramenta possibilita que seja computado apenas um voto por indivíduo.
O titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal, avalia que o novo formato da Consulta Popular proporcionou um resultado positivo:
“A Consulta foi transformada, gerando uma série de etapas novas totalmente digitais, facilitando a participação da população com ideias e sugestões, criando uma forma colaborativa de interação com os cidadãos”.
Como funciona
A definição dos projetos prioritários de desenvolvimento regional definidos por meio da votação exige o download do aplicativo específico, o Colab, nas plataformas Play Store (Android) ou Apple Store (iOS).
Os segmentos com maior número de sugestões enviadas abrangem agricultura, pecuária e desenvolvimento Rural, bem como turismo, obras, meio Ambiente e infraestrutura.
Superada a etapa de encaminhamento das propostas pela população e busca de apoio on-line para as propostas, a equipe da Consulta Popular tem um prazo para avaliar a viabilidade dos projetos.
As sugestões mais curtidas de cada região garantem presença na cédula de votação, enquanto as demais passam por avaliação nas Assembleias Públicas Regionais ou Microrregionais dos Coredes.
O passo seguinte é a realização das Assembleias Regionais Ampliadas, momento em que é definida a composição da cédula de votação em cada região.
Para encerrar o ciclo, chega-se à votação da Consulta Popular, na qual qualquer cidadão maior de 16 anos pode votar nas demandas da sua respectiva região.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul