Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025

Home Mundo Consumo de sal nas Américas é três vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde

Compartilhe esta notícia:

Habitantes das Américas do Sul, Central e do Norte consomem entre 8,5 e 15 gramas de sal por dia, quantidade três vezes maior do que a recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para estimular novos hábitos, a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) apresentou novas metas regionais para a redução do sal na dieta da população. O principal objetivo é reduzir o teor de sódio de alimentos como pães, cereais, grãos, carnes processadas e laticínios. As novas metas apresentam limites de sódio para 16 categorias e 75 subcategorias de produtos alimentícios.

O diretor de Doenças Transmissíveis e Saúde Mental da Opas, Ansel Hennis, lembra que os países das Américas haviam concordado em reduzir o consumo de sal em 30% até 2025.

De acordo com a Opas, a comida processada tem grande quantidade de sal e é muito consumida no continente americano. A entidade ressaltou que ingerir sal em excesso contribui para maior risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta. Por ano, 9,4 milhões de pessoas morrem em razão dos impactos da hipertensão.

Estudos médicos já comprovaram que consumir menos de 5 gramas de sal por dia pode reduzir os riscos de doenças do coração e de AVC (acidente vascular cerebral).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Tenho um apoio popular muito grande”, diz Bolsonaro em Roma, na Itália
Homem é condenado a 58 anos de prisão por matar família no interior do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde