Sábado, 15 de Novembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Convênio de 45 anos entre o Rio Grande do Sul e a província japonesa de Shiga é renovado por seus governadores

Compartilhe esta notícia:

Durante recepção oficial no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador gaúcho Eduardo Leite e seu colega japonês da província de Shiga, Taizo Mikazuki, assinaram nessa sexta-feira (14) uma declaração conjunta que renova e amplia os compromissos bilaterais previstos no convênio. No foco da iniciativa estão áreas como economia, cultura, tecbnologia, esporte e meio ambiente.

A parceria remonta a 1980 e tem por objetivo formalizar laços culturais construídos pela imigração nipônica no Estado e incentivar a cooperação entre os territórios “irmãos”. Historicamente, a relação tem foco na cooperação econômica e no incentivo a investimentos.

Ao longo desses 45 anos, os governos consolidaram intercâmbio em diversas áreas, da economia ao meio ambiente, da educação ao turismo. Com a renovação dos compromissos, suas partes projetam novos horizontes para uma cooperação ainda mais produtiva, solidária e inovadora.

Mais recentemente, essa cooperação mútua evoluiu para incluir a troca de conhecimentos em temas contemporâneos como resiliência climática e prevenção de desastres. Trata-se de um ponto de contato crucial dadas as particularidades geográficas e os desafios ambientais de ambas as regiões.

A última vez que um governador de Shiga estivera no Rio Grande do Sul foi em 2000, para as celebraçõs de 20 anos do acordo. Agora, a comitiva retorna ao Estado para comemorar os 45 anos de aproximação, uma relação motivada pela presença significativa da imigração japonesa em solo gaúcho e pela semelhança entre os seus grandes corpos hídricos: o Biwa, o maior lago de água doce do Japão, e a Lagoa dos Patos, a maior laguna da América do Sul e o maior corpo d’água inteiramente localizado em território brasileiro.

Shiga está localizada na região de Kinki (Kansai), na ilha principal de Honshu, no Japão, e tem como capital a cidade de Otsu. A população total da província é de aproximadamente 1,41 milhão de habitantes.

Em termos econômicos, trata-se de uma potência industrial, setor que move a economia local, com alta contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) do país asiático. Seu território abriga grandes fábricas de componentes eletrônicos e autopeças, em uma região onde há também o protagonismo da agricultura, com destaque para o arroz e o chá verde, além do artesanato tradicional – como a célebre cerâmica de Shigaraki.

Confraternização

Após a assinatura, houve um almoço com autoridades no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e à tarde, o grupo se dirigiu à tradicional Praça de Shiga, no bairro Passo D’Areia (Zona Norte), para o descerramento de placa alusiva aos 45 anos de irmanamento. Em um gesto simbólico de fortalecimento dos laços, foram plantadas seis árvores cerejeiras, espécie típica do país asiático.

Na quinta-feira (13), técnicos da comitiva japonesa haviam conhecido de perto o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado após os eventos meteorológicos de 2023 e 2024. Eles visitaram os departamentos de Projetos e Gestão do Conhecimento, e de Gestão de Riscos, conhecerem as atividades do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, e foram ao Vale do Taquari, região severamente impactada pelas enchentes de maio do ano passado.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Com lucro líquido de R$ 948 milhões, Banrisul registra maior resultado de sua história nos nove primeiros meses do ano
Rio Grande do Sul registra menor taxa trimestral de desemprego em 13 anos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News