Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025

Home Mundo COP30 em Belém do Pará: mesmo ausente, Trump continua a concentrar atenções

Compartilhe esta notícia:

No discurso de abertura da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30) em Belém do Pará, o secretário da ONU para mudanças climáticas, Simon Stiell, defendeu a necessidade de cooperação entre países para colocar em prática medidas já acordadas em cúpulas anteriores.

Stiell também disse que os países fora dos acordos multilaterais para combater o aquecimento global terão inflação maior, em recado indireto para os Estados Unidos, que deixarão o Acordo de Paris – pacto global para frear a crise climática – por ordem do presidente Donald Trump.

O secretário da ONU, porém, não citou Trump nominalmente em sua fala de abertura.

“Aqueles que optam por ficar de fora ou dar passos tímidos enfrentam estagnação e preços mais altos, enquanto outras economias avançam rapidamente”, disse.

Só que Trump, mesmo ausente, segue como pauta na COP. Ele publicou em sua rede social, a Truth Social, uma mensagem dizendo que a Amazônia foi destruída para a construção de uma estrada. “Eles destruíram a Floresta Amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”, escreveu, destacando ser “um grande escândalo”.

Em resposta, Helder Barbalho, governador do Pará, afirmou que “o presidente americano deveria apontar caminhos contra as mudanças climáticas”.

Barbalho sugeriu que Trump siga o exemplo do governo brasileiro e invista mais de R$ 1 bilhão para salvar florestas no mundo. E concluiu dizendo que o presidente dos EUA está convidado a participar da conferência climática, com direito a experimentar um dos principais pratos da culinária paraense.

“Ainda dá tempo de passar na COP30, presidente Trump. Esperamos você com um tacacá. É melhor agir do que postar”.

Junto com a mensagem, Trump postou um vídeo de quatro minutos da Fox News, com uma reportagem do enviado da emissora a Belém para cobrir a COP-30. A reportagem cita a Avenida Liberdade, uma das apostas do governo estadual para destravar a mobilidade local.

A reportagem da FoxNews afirma que dezenas de milhares de hectares de Floresta Amazônica foram destruídas durante a obra – a Avenida Liberdade de fato atravessa a

Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana (APA Belém), mas não há a comprovação de que tenham sido derrubadas dezenas de milhares de hectares em sua construção. Um jornalista da emissora menciona, sem dizer a fonte, que teriam sido cortadas 100 mil árvores.

Na reportagem postada por Trump, o jornalista destaca que pela primeira vez não há delegação oficial dos EUA em uma conferência das Nações Unidas sobre o clima desde 1992.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Em meio à COP-30, episódios que pouca gente viu marcaram a passagem de chefes de Estado e de governo pela cúpula
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News