Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de dezembro de 2025
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha, consolidou-se como o maior torneio de base do Brasil e uma das etapas mais relevantes no processo de formação de atletas que chegam ao futebol profissional. Disputada anualmente desde 1969, a competição abriu espaço para diversos craques que se destacaram posteriormente no cenário nacional e internacional.
A 56ª edição teve os detalhes divulgados na última semana. Com a manutenção de 128 clubes participantes em 32 sedes distribuídas, o torneio terá início no dia 2 de janeiro. Já a decisão está marcada para o dia 25, data de aniversário da cidade de São Paulo.
Assim como nos anos anteriores, as equipes se enfrentam em jogo único dentro dos grupos, classificando as duas mais bem posicionadas às fases de mata-mata. Em caso de empate nestes confrontos diretos, a decisão da vaga se dará em disputas de pênaltis, sem prorrogação.
Das 30 cidades-sede desta edição da Copinha, três são inéditas: Araçatuba, Cosmópolis e Patrocínio Paulista. Ao todo, 106 cidades já foram sede de jogos do torneio.
Jogadores revelados
* Endrick (Palmeiras, 2022) Eleito melhor jogador da edição, foi peça fundamental na campanha que rendeu ao Verdão seu primeiro título na Copinha. Hoje, é uma das maiores promessas do futebol mundial.
* Vinícius Júnior (Flamengo, 2017) Atualmente estrela do Real Madrid, brilhou na Copinha aos 16 anos. Estreou contra o Central de Caruaru e marcou dois gols em apenas 14 minutos. Também balançou as redes contra São Caetano e Cruzeiro.
* Neymar (Santos, 2008 e 2009) Aos 15 anos, estreou substituindo Paulo Henrique Ganso e deu duas assistências na vitória por 5 a 1 sobre o Barra do Garças. No ano seguinte, marcou gols decisivos contra Cene e Guarani, antes da eliminação para o Cruzeiro.
* Gabriel Jesus (Palmeiras, 2015) Foi destaque na campanha até a semifinal contra o Botafogo-SP. No ano seguinte, brilhou no título do Campeonato Brasileiro e seguiu para o Manchester City.
* Fred (América-MG, 2003) Marcou o gol mais rápido da história da Copinha: apenas 3,17 segundos contra o Vila Nova-GO. O episódio foi o ponto de partida para sua carreira em clubes como Cruzeiro, Lyon e Fluminense, além da Seleção Brasileira.
* Cafu (São Paulo, fim dos anos 1980) Disputou a Copinha em busca de espaço no clube. O torneio foi parte de sua formação antes de se tornar campeão mundial em 1994 e 2002.
* Kaká;
* Lucas Moura;
* Malcom;
* Lucas Paquetá;
* Casemiro;
* Robinho;
* Vagner Love;
* Raí;
* Dida;
* Marquinhos;
* Deco;
* Paulo Roberto Falcão.
Com 11 títulos, o Corinthians é o maior campeão da Copinha seguido de Fluminense, Internacional e São Paulo, com cinco; Flamengo, com quatro; Atlético e Santos, com três; Nacional, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa, com dois. Já Cruzeiro, América e outros têm taças erguidas.