Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de dezembro de 2023
A Coreia do Sul lançou seu primeiro satélite espião militar, uma semana depois de a Coreia do Norte ter colocado em órbita seu próprio satélite espião e em meio a crescentes tensões entre os dois países.
O satélite foi lançado da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9. Foi o primeiro lançamento bem-sucedido de cinco planejados por Seul até 2025.
Autoridades militares sul-coreanas manifestaram esperança de que os satélites de reconhecimento servirão como um “olho” para o sistema de ataque preventivo “Kill Chain” do país, pois permitirão a detecção rápida ou sinais de alerta antecipado de um possível ataque nuclear ou de mísseis norte-coreanos.
O “Kill Chain” é a plataforma para detectar possíveis ataques inimigos e ativar ataques preventivos de mísseis de superfície. O projeto foi anunciado em novembro de 2022.
O lançamento bem-sucedido ocorreu depois que a Coreia do Norte colocou em órbita seu primeiro satélite espião, há mais de uma semana, e com o qual alegou ter captado imagens de instalações militares dos Estados Unidos em San Diego e no Japão, assim como do Canal de Suez, no Egito, entre outros.
A Coreia do Norte, que afirmou também ter obtido imagens de bases militares americanas na ilha de Guam, mas até agora não mostrou nenhuma foto obtida por seu novo satélite, colocado em órbita em 21 de novembro.