Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025

Home Bruno Laux CPI das Concessionárias vota relatório final na Assembleia gaúcha

Compartilhe esta notícia:

Conclusão dos trabalhos

A CPI da CEEE Equatorial e RGE na Assembleia Legislativa encerra os trabalhos nesta segunda-feira, com a leitura e a votação do relatório elaborado pelo deputado Marcus Vinícius (PP). O documento reúne um conjunto de recomendações legislativas para fortalecer a transparência das concessionárias, aprimorar os planos de contingência para situações de emergência e instituir um mecanismo estadual de mapeamento de danos decorrentes de falhas no fornecimento de energia. Ao longo de seus 120 dias de trabalho, o colegiado identificou falhas recorrentes no fornecimento de energia em diversas regiões do estado, além de problemas graves nas relações de trabalho. O encerramento das atividades da comissão ocorre sob contestação do presidente do colegiado, deputado Miguel Rossetto (PT), que teve negado um pedido de prorrogação do funcionamento, solicitado para a análise de cerca de 2,5 mil documentos.

Medicamentos isentos

O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) protocolou no Parlamento gaúcho uma proposta que isenta do ICMS as operações de doação de medicamentos destinados a órgãos públicos e entidades beneficentes de saúde. O benefício tributário tem o objetivo de incentivar a indústria farmacêutica a repassar estoques que ainda estão dentro do prazo de validade, evitando a incineração e o desperdício de produtos essenciais. Para garantir a segurança e o interesse social, o texto exige que os beneficiários sejam prestadores de serviços do SUS ou instituições certificadas que atuem na promoção gratuita da saúde. A proposta veda expressamente qualquer uso comercial ou lucrativo dos itens doados, que devem servir exclusivamente para atividades assistenciais. Sergio defende que a iniciativa gera economia aos cofres públicos e amplia o acesso a tratamentos para a população de baixa renda, transformando um potencial descarte em benefício social.

Pacto RS 25

A Assembleia Legislativa apresenta nesta segunda-feira o relatório Final do “Pacto RS 25: O Crescimento Sustentável é Agora”. Conduzido pelo presidente da Casa, deputado Pepe Vargas (PT) e pela equipe diretiva do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, o documento reúne propostas debatidas com mais de 50 mil gaúchos em encontros presenciais, virtuais e votações via plataforma. O trabalho articula diretrizes estratégicas para enfrentar a crise climática e, simultaneamente, recuperar o dinamismo da economia do Estado, abordando eixos como transição ecológica e sustentabilidade na indústria e agropecuária. Composto por nove seminários regionais e 82 entidades, o processo baseou suas atividades em ações de mitigação dos efeitos das mudanças do clima e combate às desigualdades sociais e regionais. Para Pepe Vargas, o relatório representa um marco na articulação entre poder público, universidades e sociedade civil para a definição de um novo modelo de desenvolvimento.

Juventude no campo

Por articulação do deputado Elton Weber (PSB), a Assembleia Legislativa instala nesta terça-feira a Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Juventude Rural. Sob a presidência do parlamentar, o grupo atuará pelo reconhecimento dos jovens como protagonistas e agentes transformadores no campo, mobilizando e acompanhando políticas públicas específicas para essa população. Com base em dados do IBGE, Weber alerta para o cenário de êxodo juvenil e envelhecimento rural no RS, fenômenos que comprometem a sucessão familiar, a diversidade e o dinamismo das economias locais. Para o deputado, o cenário implica a necessidade de avançar na garantia de direitos e oportunidades reais para a permanência de qualidade no meio rural.

Cartão Vermelho

A Polícia Civil do RS deflagrou neste domingo a “Operação Cartão Vermelho” para o cumprimento de cinco ordens judiciais contra indivíduos suspeitos de ameaça e injúria direcionadas a um dirigente do Sport Club Internacional e familiares. As investigações identificaram dois suspeitos com histórico de violência, cujos ataques se intensificavam sistematicamente após as partidas do clube. Durante a ação na Capital, foram apreendidos celulares, documentos, drogas e uma arma de fogo. Os dois investigados foram submetidos a rigorosas medidas cautelares, destacando-se a proibição de comparecer a qualquer jogo do Internacional, em qualquer estádio, por seis meses. Segundo a delegada Isadora Galian, a intervenção imediata ocorreu diante da intensificação das ameaças na véspera do jogo decisivo, e o descumprimento das medidas resultará em prisão preventiva.

Bruno Laux

@obrunolaux

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Lula discute rearranjo na Esplanada diante de possíveis saídas para as eleições de 2026
CPI das Concessionárias vota relatório final na Assembleia gaúcha
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Resumo da semana