Terça-feira, 04 de Novembro de 2025

Home Cláudio Humberto CPMI votará convocação de filho de Lewandowski

Compartilhe esta notícia:

A CPMI que investiga o roubo bilionário a aposentados deverá votar na próxima reunião deliberativa o requerimento do senador Izalci Lucas (PL-DF) convocando para depor o advogado Enrique Lewandowski, contratado de uma das entidades suspeitas de participação no esquema. A entidade, o Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap), é apontada como pertencente a Maurício Camisotti, preso dias atrás junto com o “Careca do INSS”.

Faturaram alto

O Cebap seria uma das três entidades dirigidas por gente da confiança de Camisotti que, juntas, tomaram R$580 milhões dos aposentados.

Relatório na cueca

Cópia do relatório de reunião do advogado com os então presidente e procurador do INSS, ambos investigados, comprovaria essa relação.

Relatório diz pouco

O relatório, vago, trata de reunião de Enrique Lewandowski, Marcelo Panella e Igor Tomasauskas, representando o Cebap, com o INSS.

Pressão enfraquece

O requerimento de convocação de Enrique ainda não foi votado por pressão dos representantes do governo Lula na CPMI. Agora será.

Moro: anulação da Lava Jato causou roubo do INSS

O senador Sérgio Moro (União-PR), ex-titular da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, onde prendeu centenas de corruptos, acha que o desmantelamento da Lava Jato e de outras operações de combate a gatunos, como Zelotes e Greenfield, causou o roubo a 9 milhões de aposentados do INSS. O ex-juiz, que encantou o Brasil prendendo corruptos poderosos, fez a avaliação em entrevista ao podcast Irmãos Dias, um dos mais influentes e populares do mercado financeiro.

Portas abertas

Decisões do STF anulando sentenças abriu portas à retomada da ladroagem, diz o senador com a segurança de quem entende do tema.

À vontade para roubar

Segundo Moro, a anulação das operações fez “gente sem escrúpulos, sem a menor dignidade” se sentir à vontade para roubar.

Não há inocentes

“Tiveram processos anulados”, lembra o ex-juiz que condenou Lula por corrupção, “mas nenhum tem a coragem de dizer que é inocente.”

A quem interessa?

Nasceu das interferências do STF no Congresso as liminares que autorizam investigados a fechar o bico em CPIs sem o risco de serem presos. Tipo de coisa que dificulta a investigação e esvazia a CPI.

Sonhar não paga

Tem pouca chance de prosperar, mas Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes (STF) autorização para que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, possa fazer visitas semanais.

Gente horrível

O sujeito que celebrou a morte de Charlie Kirk integra, que horror, o Conselho Editorial do Senado, presidido por Randolfe Rodrigues (PT-AP). Só faltou arrumar a boquinha para o neurocirurgião do Recife que o subsecretário dos EUA Chrispher Laudau chamou de “degenerado”.

Volta, Rio Branco

O Itamaraty divulga notas de pesar até por topada em meio-fio, mas silenciou sobre o brutal assassinato do jovem conservador Charlie Kirk, exatamente como os demais apoiadores dos terroristas do Hamas.

Escolinha do Lula

Antes de se reunir hoje (16) com líderes partidários, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Rep-PB), passou o almoço recebendo ordens de Lula (PT) para impedir a todo custo a votação do projeto da anistia.

Faltou o artigo

Ainda que tenha de votar em ação sobre a anistia, o ministro do STF Gilmar Mendes já antecipou sua opinião, chamando a proposta de “inconstitucional” sem informar onde isso está na Constituição.

Agonia tucana

Em vias de extinção, o PSDB iniciou inserções na TV e rádio de Minas com ataques ao governador Romeu Zema (Novo). Paulo Abi-Ackel, presidente do partido, diz que o estado “virou piada, perdeu relevância”.

Outro alvo

Tânia Carvalho dos Santos, esposa do Careca do INSS, entrou na mira da CPMI que investiga seu marido e vários outros suspeitos de envolvimento na gatunagem aos aposentados e pensionistas.

Pensando bem…

…negociação agora, nem interna.

PODER SEM PUDOR

Deputados noveleiros

O deputado Átila Lira (PSDB-PI) relatava o projeto que instituía o ano de 2005 como “Ano Nacional Roberto Marinho” e resolveu buscar amparo nos colegas, durante uma reunião da Comissão de Educação da Câmara: “⁠As novelas da Globo são importantes para o País. Eu conversava com a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), uma noveleira. Ela concorda comigo.” A resposta da deputada arrancou gargalhadas de deboche: “Quero dizer três coisas: a primeira é que não sou noveleira, a segunda é que quase não assisto televisão e a terceira é que o senhor nunca falou comigo sobre esse assunto. Mesmo assim, voto favoravelmente ao seu relatório.”

(Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – Instagram: @diariodopoder)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Governo Lula apela à pressão popular para dar força à ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5mil
Casa-cela?
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias