Sábado, 18 de Outubro de 2025

Home Rio Grande do Sul Cremers recebeu 133 denúncias de publicidade médica no primeiro semestre

Compartilhe esta notícia:

No primeiro semestre deste ano, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) recebeu 133 denúncias relacionadas à publicidade médica. Em todo o ano passado, foram 94 registros.

Os casos mais comuns são de autopromoção – como publicação de fotos de ‘antes e depois’ de procedimentos – e a mercantilização do ato médico, como divulgação de valores, descontos e formas de pagamento de consultas nas redes sociais.

“As publicações devem ter caráter informativo e educativo, e não promocional. É preciso manter uma postura ética, tendo como objetivo a divulgação de conteúdo cientificamente comprovado, válido, pertinente e de interesse público”, afirma o coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), Geraldo Jotz.

A Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina, incluindo a divulgação de assuntos médicos nas redes sociais. O descumprimento às regras pode levar o profissional a responder uma sindicância e/ou um processo ético-profissional, e nos casos mais graves, pode resultar até na cassação do registro do médico.

Além de ser responsável pelo recebimento e análise das denúncias sobre o tema, a Codame também tem a função de orientar os médicos em todos os aspectos relativos à publicidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Em ajuda aos produtores, governo federal comprará R$ 200 milhões em leite em pó
Na Expointer, Detran gaúcho lança campanha com simulador de capotamento
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde