Terça-feira, 13 de Outubro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 13 de outubro de 2026
Crítico da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a escala de trabalho 6×1, o senador e candidato do PL (Partido Liberal) à Presidência, Flávio Bolsonaro, passou a declarar nesta terça-feira (13) voto a favor da PEC sobre o tema em discussão no Senado.
A proposta, apresentada por parlamentares de esquerda, está na pauta do Senado e deve ser votada, em primeiro turno, nesta quarta-feira (14). Flávio deu a declaração após visitar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre, em regime domiciliar, pena de prisão por tentativa de golpe de Estado.
O candidato do PL ao Palácio do Planalto – que estava sendo cobrado pelo adversário na corrida presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a se manifestar sobre o tema – disse que se posicionará “conforme a vontade da maioria do povo”.
“Eu estou rodando o Brasil. A maioria dos trabalhadores quer o fim da 6×1. Vou votar a favor do fim da 6×1, mas a gente defende algo ainda melhor, sempre”, declarou Flávio em entrevista após visitar o pai.
Segundo Flávio, a ideia que ele defende é a de liberdade de negociação entre empregador e empregado, com “liberdade para a pessoa montar seus horários de trabalho”.
“Como que fica a pessoa que trabalha de home office? Isso não está definido na PEC. Como é que fica aquela mãe que não tem com quem deixar o seu filho, só pode trabalhar por exemplo quatro horas por dia, só pode trabalhar de manhã, ou só pode trabalhar de tarde? Vai continuar engessada a jornada dela”, declarou o candidato do PL.
Apesar da fala do candidato do PL, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê regras para o teletrabalho (“home office”) e para a trabalhadora gestante e para a puérpera, que deu à luz recentemente.
Na semana passada, ao comentar a proposta, Flávio afirmou que tinha um projeto “infinitamente melhor”. “É dar liberdade ao trabalhador, que escolha a sua própria carga horária, trabalhar, por exemplo, 4 horas por dia, 4 horas de manhã ou 4 horas à tarde, ou trabalhar no final de semana. Nossa proposta é dar liberdade”, afirmou o presidenciável do PL na ocasião.
Já o coordenador da campanha de Flávio, senador Rogério Marinho (PL-RN), disse, na semana passada, que a discussão sobre a PEC do fim da 6×1 neste momento “não faz bem para o país”. O parlamentar articulava o adiamento da análise. Marinho é o autor da proposta classificada por Flávio como “melhor” do que a PEC em discussão no Congresso.
Embora tenha feito críticas à PEC do fim da escala 6×1 na semana passada, Flávio disse nesta terça que a discussão sobre a jornada é um “processo de evolução”. “A gente tem que fazer com que o trabalhador tenha direito a uma folga maior sim”, declarou.